Luka é um coupé elétrico de inspiração retro

MW Motors Luka EV

Modelo é da autoria dos checos da MW Motors.

É preciso recuar ao ano de 2018 para recordarmos a altura em que o protótipo do Luka EV (ver duas últimas fotos) foi apresentado. Contudo, ainda antes de avançar com a produção, a start-up checa MW Motors resolveu modelar o coupé elétrico de inspiração retro, não só em termos estéticos, como também optou por incluir um novo motor e mexer no chassis. As mudanças podem agora ser vistas num conjunto de renders oficiais.

O Luka EV continua a remeter para várias referências clássicas, oriundas de diferentes proveniências. A mudança mais óbvia é visível na troca da frente tipicamente BMW por uma nova grelha coberta, com intuito de melhorar a aerodinâmica. Além disso, optou por para-choques cromados um pouco mais discretos, por um vão traseiro mais largo, de modo a poder encaixar as jantes de 17 polegadas, mas também por espelhos redesenhados. Face ao primeiro modelo, mantêm-se os faróis em LED redondos e os farolins, além do formato do vidro traseiro. Para já, ainda não existem imagens do interior, embora o fabricante prometa a inclusão de um painel de instrumentos modificado, bancos maiores e mais espaço à disposição.

Nota também para as mudanças ao nível do chassis e da motorização, com a escolha a recair num motor elétrico no eixo dianteiro com sistema de arrefecimento a água em vez de um motor por cada roda. A isso junta uma nova bateria de 26,4 kWh de capacidade, que possibilita carregamentos mais rápidos e uma autonomia para 310 km. A direção, os travões e o chassis foram alterados, de modo a favorecer a segurança e o comportamento. O centro de gravidade é mais baixo e a distribuição de peso é 50/50, sendo que o total do conjunto é de 886 kg. A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em menos de 10 segundos.

O primeiro protótipo do Luka EV será homologado na primeira metade de 2023, altura em que abrirá o período de pré-vendas. Os preços começam nos 40 mil euros. A MW Motors também produz uma variante elétrica do russo UAZ Hunter.

Deixe um comentário

*