Audi 4×4 elétrico será rival do Land Rover Defender

Render digital do novo SUV da Audi

Novo 4×4 será feito com base numa plataforma de travessas e longarinas.

A Audi prevê lançar em 2027 um novo SUV elétrico de tração integral para combater diretamente o Land Rover Defender e o Mercedes-Benz Classe G, ou seja, modelos 4×4 premium que, ao que tudo indica, em breve terão versões 100% elétricas. Ouvido pela Autocar, o designer da marca de Ingolstadt, Marc Lichte, confirmou que este modelo, para já conhecido por Audi 4×4, evoluirá a partir de uma plataforma de travessas e longarinas e não da base PPE (partilhada com a Porsche), nem com base no chassis da Ford Ranger, que será utilizado num futuro SUV da Volkswagen. Tratando-se de um SUV focado no “off-road”, a escolha recaiu na mesma plataforma destinada à marca Scout do grupo VW – renascida em 2021.

Em complemento, nesta altura, o grupo alemão está a equacionar recorrer à empresa canadiana de componentes Magna (já responsável pela produção do Classe G na Áustria) para a produção dos novos Scout. Aliás, a parceria da Audi com a Magna já existe na produção de baterias. A Magna poderá construir cerca de 50 mil unidades do Audi 4×4 por ano.

Visualmente, o novo modelo de formato quadrado deverá adotar elementos vistos recentemente no Activesphere concept. Segundo Lichte, o objetivo deste próximo SUV (na imagem, um render digital da Autocar) será potenciar algum do sucesso do Quattro e do Sport Quattro dos ralis da década de 1980.

Deixe um comentário

*