Modelo de 2000 foi utilizado no primeiro título mundial do piloto alemão ao serviço da equipa italiana.
Se é verdade que ao ingressar na Ferrari, Michael Schumacher já tinha no seu palmarés dois títulos mundiais com a Benetton, foi ao vencer em 2000 (quatro anos depois de chegar à equipa italiana) que o piloto alemão atingiu o estatuto de ícone da modalidade, tendo aberto na altura um verdadeiro reinado. Nas 17 corridas que compuseram a época de 2000, “Schumi” garantiu nove pole positions e outras tantas vitórias.
Pois bem, agora vai ser leiloado um dos Ferrari utilizados no primeiro título mundial de Schumacher ao serviço da marca italiana, em 2000. Este foi o modelo, com o chassis 198, com o qual o piloto germânico venceu o Grande Prémio do Brasil desse mesmo ano, e com o qual obteve a pole no Grande Prémio de Espanha, se bem que nesse caso tenha terminado a corrida em quinto lugar. Com esse carro, o alemão conseguiu ainda a pole no Mónaco, embora depois tenha desistido a meio da corrida, devido a um problema na suspensão. A última vez que o carro entrou em pista foi na Áustria, mas depois de ter sido abalroado durante a corrida não voltou a ser utilizado. A Ferrari exibiu em público o carro em 2001, antes de o vender ao colecionador Kevin Crowder. Desde 2016, o carro já foi utilizado nalguns “track days” da Corse Clienti.
O carro será leiloado pela RM Sotheby’s entre 3 e 12 de abril. À luz de outros leilões recentes, nomeadamente o F2003-GA de Schumacher que foi arrematado por 13,8 milhões de euros, estima-se que este modelo campeão de 2000 poderá vir a ser arrematado por valores na ordem dos oito dígitos.