M2 será último BMW M com caixa manual

BMW M2

Além disso, a divisão desportiva da marca de Munique anunciou que vai abandonar a caixa de dupla embraiagem.

A BMW M vai operar algumas mudanças importantes nos próximos anos, no que diz respeito às caixas de velocidades. Em entrevista à Top Gear, um dos responsáveis da divisão desportiva do emblema bávaro, Dirk Hacker, adiantou que a aposta doravante incidirá em novas e mais modernas caixas automáticas com conversor de binário em substituição das caixas de dupla embraiagem, que têm sido utilizadas nos últimos anos. Hacker disse que esta decisão foi tomada aquando da discussão acerca do novo M5 e que a decisão de optar por uma caixa automática deveu-se ao maior conforto e melhor utilização para o dia-a-dia que proporciona. A juntar a isso, segundo o mesmo responsável, a caixa automática garante melhor desempenho – dando o exemplo do M4 CSL, que permite passagens mais rápidas.

Outro aspeto importante desvendado por Hacker é que a caixa manual continuará disponível, pelo menos até que o M2 (na imagem) esteja em catálogo – o que acontecerá por mais seis ou sete anos. Segundo ele, existem cada vez menos fornecedores para as caixas manuais e a oferta no mercado tem vindo a cair drasticamente nesta franja de mercado.

Existem rumores que a BMW poderá avançar com uma versão de caixa manual do Z4 M40i, mecanicamente similar ao “primo” Toyota GR Supra.

Ainda recentemente a M criou um 3.0 CSL com caixa manual de seis velocidades limitado a 50 unidades.

Deixe um comentário

*