Aehra Sedan promete até 800 km de alcance

Aehra Sedan Concept

Protótipo antecipa modelo de produção vindo de Itália para concorrer com o Porsche Taycan.

Depois de um SUV, a start-up italiana Aehra apresentou um estudo no formato Sedan. Feito com base na mesma plataforma, este concept, revelado no Milano Monza Motor Show, deverá materializar-se apenas em 2026 num elétrico para rivalizar com o Porsche Taycan.

Além da mesma base tecnológica, este elétrico premium traz o mesmo visual do Aehra SUV, embora seja mais baixo e tenha uma frente e uma traseira caraterísticas. Destaque para as linhas fluídas e para os puxadores escamoteáveis, a que se junta uma frente agressiva com faróis afilados e um para-choques dianteiro esculpido a incluir elementos aerodinâmicos ativos, que também ajudam ao arrefecimento. Na traseira, há farolins em LED igualmente rasgados. Nota para as portas duplas de abertura “asa de gaivota” e para os espelhos otimizados aerodinamicamente. O interior é para já ainda um mistério, embora seja de espera que não seja muito diferente daquele que foi revelado no SUV, cujo tablier se converte num “home cinema”.

O fabricante ainda não adiantou também detalhes acerca do motor, embora diga que a bateria foi desenvolvida internamente com a ajuda da Miba Battery Systems, permitindo um alcance máximo próximo dos 800 km. A Autocar diz que esta bateria terá 120 kWh de capacidade e alimentará um sistema propulsor formado por três motores, para um débito de 800 cv às quatro rodas.

O Aehra Sedan recorre a materiais compósitos ultraleves, normalmente utilizados em supercarros ou hipercarros, incluindo fibra de carbono forjada.

A dupla da Aehra deverá começar por ser lançada na China e em países do Médio Oriente. Os preços do Sedan arrancarão nos 160 mil euros.

Deixe um comentário

*