Toyota Hilux terá opção híbrida Diesel em 2024

Toyota Hilux MHEV

Pick-up terá nova variante “mild hybrid” feita com base no atual motor turbodiesel.

A Toyota atualizou a Hilux em 2021, mas a partir da primeira metade do próximo ano começarão a chegar a alguns mercados uma variante “mild hybrid” Diesel.

A informação já confirmada pela delegação australiana da Toyota aponta para uma variante feita com base no já conhecido motor 2.8 de quatro cilindros turbo que receberá um módulo de 48V, o que resultará numa melhoria dos consumos na ordem dos 10% face ao Diesel tradicional, diz a marca – o que contribuirá para baixar a média para baixo dos 9 l/100 km. O motor turbodiesel funcionará em conjunto com um pequeno motor elétrico que operará como gerador/motor de arranque e uma bateria, sendo que a energia será enviada para as rodas através de uma caixa automática de seis velocidades.

Para já, a Toyota não fala das especificações desta Hilux “eletrificada”, embora avance que será ligeiramente mais potente e com mais binário, o que contribuirá para melhores performances dentro e fora de estrada. Outros benefícios desta hibridização serão a redução dos índices de ruído e de vibrações. Além disso, a eletrificação não afetará a capacidade em TT nem a capacidade de reboque, que se manterá nos 3500 kg.

Uma demonstração de um protótipo desta Hilux GR-S MHEV aconteceu no último Rali do Quénia. Este exemplar foi conduzido por Juha Kankkunen, tendo o ator ganês Jimmi Gathu como navegador.

A nona geração da Hilux está a ser preparada e tem estreia prevista para 2025. Estima-se que a próxima pick-up evolua a partir da plataforma TNGA, o que permitirá introduzir mais versões eletrificadas, incluindo com fuel cell.

Deixe um comentário

*