Mercedes-Benz estreia CLE Coupé

Mercedes-Benz CLE

Substituto das versões coupé do Classe C e do Classe E traz opção de topo com seis de linha de 375 cv.

A Mercedes-Benz desvendou o CLE Coupé, que vem substituir na gama as versões coupé do Classe C e Classe E. Este novo modelo, que será lançado no início do próximo ano, é feito com base na plataforma MRA e partilha elementos com a quinta geração do Classe C e a sexta do Classe E. Este concorrente do BMW Série 4 e do Audi A5 segue as mesmas linhas do Classe E Coupé, com uma grelha saliente com efeito “nariz de tubarão”, capot alongado, tejadilho curvado, pilar C curvilíneo, óculo traseiro inclinado e uma tampa da bagageira igualmente dobrada, numa traseira com um formato afilado. O CLE tem 4850 mm de comprimento, o que faz com que seja maior que as versões coupé do C e do E, mas também que o rival Série 4.

Por dentro, o novo coupé adota uma disposição 2+2, com novos bancos dianteiros com encosto de cabeça integrado, que beneficiam de função de aquecimento e de ajuste lombar de quatro níveis, incluídos de série. A disposição do tablier é similar à do Classe C, com um painel de instrumentos de 12,3 polegadas e ecrã central com 11,9 polegadas disposto na horizontal. Segundo o fabricante, existe mais espaço a bordo comparativamente com C coupé, sobretudo para os ocupantes da segunda fila. A mala tem 420 litros, mais 20 litros que o Série 4 coupé.

No lançamento, haverá opções de quatro e seis cilindros a gasolina e Diesel disposto na longitudinal, em versões de tração traseira e integral. A versão base é o CLE 200d com um bloco 2.0 de quatro cilindros a gasóleo a debitar 200 cv. A este junta-se outra opção RWD, o CLE 200 com motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina com 204 cv (também disponível em versão 4Matic, de tração integral). O mesmo motor está disponível no CLE 300 4Matic com 258 cv. A versão de topo é para já o CLE 450 4Matic com um bloco 3.0 de seis cilindros turbo a gasolina de 381 cv, que anuncia 0-100 km/h em 4,4 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h. Todas as versões dispõem de um sistema “mild hybrid” de 48V com um motor elétrico integrado na caixa de velocidades a contribuir para 23 cv e 200 Nm adicionais em períodos de “overboost”. Toda a gama conta com uma caixa automática de nove velocidades.

O CLE traz uma suspensão de triângulos sobrepostos em ambos os eixos, com menos 15 mm de altura ao solo face ao Classe C.

Além do CLE Coupé, a Mercedes-Benz vai apostar num CLE Cabriolet (ver última foto), com teto em lona de acionamento elétrico, que será mostrado até ao final do ano.

Deixe um comentário

*