Kia revela SUV elétrico compacto EV5

Kia EV5

Modelo de cinco lugares chegará em 2024.

A Kia mostrou o seu terceiro modelo feito com base na plataforma E-GMP. Depois do EV6 e do EV9, é a vez do EV5, um SUV compacto 100% elétrico que será lançado na China no final deste ano, mas que chegará à Europa no decurso de 2024.

O EV5, que foi mostrado ao público no Salão de Chengdu, na China, tem muitos elementos similares ao concept car com o mesmo nome mostrado em março. Além disso, é possível ver nele uma espécie de EV9 à escala. Carateriza-se por uma frente larga e imponente. Propõe ainda um sistema de iluminação com intensidade regulável, com base nas luzes diurnas em LED, da qual é possível escolher entre 64 cores e 10 tonalidades. As cores são sincronizadas com os modos de condução do carro, escurece em condições de pouca luz e alerta o condutor caso o carro vá acima dos limites de velocidade permitidos. Existem em catálogo nove cores exteriores brilhantes Snow White Pearl, Clear White, Starry Night Black, Magma Red, Ivory Silver, Frost Blue, Iceberg Green, Tide Blue e Shale Grey, a que se junta um Ivory Silver mate. Este EV5 tem dimensões próximas às de um Sportage, com 4615 mm de comprimento, 1875 mm de largura, 1715 mm de altura e 2750 mm distância entre eixos. O peso é de 1870 kg.

Já o interior deste EV5 segue a mesma linha dos restantes membros da família EV da marca sul-coreana, sendo possível optar entre quatro cores e cinco padrões de bancos, incluindo duas variantes em tecido e uma versão em couro artificial para o modelo base. É possível fazer atualizações “over the air” através do sistema de infotainment e ativar novas funções “on demand”.

Para já ainda não foram reveladas as caraterísticas técnicas deste SUV de cinco lugares. Isso só deverá acontecer em outubro, por ocasião do EV Day. O EV5 vem concorrer com propostas com o Ford Explorer, o Mercedes-Benz EQB, o Skoda Enyaq iV e o Fisker Ocean. Segundo o The Korean Car Blog, o novo SUV contará com uma bateria de 82 kWh de capacidade que permitirá uma autonomia até 600 km. A nível de motor, a imprensa chinesa avança que no lançamento haverá uma versão com um único motor traseiro com 218 cv e 310 Nm. Para manter um preço mais contido, este EV5 contará com um sistema elétrico de 400V e não de 800V como é habitual nos EV da Kia. Está também prevista uma variante GT com tração integral com um motor por eixo.

Deixe um comentário

*