Aston Martin Valkyrie poderá correr nos LMH em 2025

Aston Martin Valkyrie

Britânicos têm ambições para além da Fórmula 1 e das corridas de GT.

A Aston Martin apresta-se para regressar a partir de 2025 à categoria principal do WEC com uma versão de pista do hipercarro Valkyrie – que foi, aliás, um dos primeiros carros desenvolvidos tendo por base os regulamentos LMH. Os britânicos só venceram em Le Mans por uma ocasião, em 1959, com um DBR1 comandado por Roy Salvadori e Carroll Shelby.

Alimentando essa ambição, segundo a Autosport, a marca britânica pretende dar continuidade ao projeto inicial, que data de 2019, de desenvolver um protótipo para a classe de hipercarros LMH. Este projeto resultará de uma parceria entre a Aston Martin e os americanos da Heart of Racing – dupla que já colabora nos GT. Esta colaboração poderá implicar não só o envolvimento no WEC como também no IMSA. O Valkyrie conta com um sistema híbrido com base num motor V12 6.5 naturalmente aspirado desenvolvido pela Cosworth.

Já em 2022, o chairman da Aston Martin, Lawrence Stroll, mostrava interesse em ingressar na classe LMH de Le Mans, mostrando ambições muito além da participação na F1.

Recorde-se que a classe de topo LMH, que permite desenvolver protótipos de pista híbridos, já conta com a participação da Ferrari, Toyota e Peugeot.

Deixe um comentário

*