Renovado Audi Q4 e-tron traz mais autonomia e performance

Audi Q4 Sportback e-tron Edition S line

SUV elétrico beneficia ainda de carregamentos mais rápidos, de mais eficiência e de uma suspensão modificada.

A Audi anunciou os renovados Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback que estarão disponíveis para encomenda a partir de setembro. A gama do SUV elétrico passa a contar com maior eficiência, autonomia, capacidade para efetuar carregamentos mais rápidos, uma suspensão com uma nova afinação, uma nova assinatura sonora, mais equipamento de série e um mais sistemas de assistência à condução.

Entre as novidades consta o opcional Adaptive Cruise Assist, que permite mudar autonomamente de faixa de rodagem em autoestrada a velocidades até 90 km/h. No que diz respeito às baterias, estas continuam a ter 77 kWh de capacidade útil, embora tenham sido otimizadas de modo a conseguir efetuar carregamentos rápidos – que, na prática, se refletem em cargas de 10 a 80% em cerca de 28 minutos. Os modelos de tração integral quattro carregam agora a 175 kW numa tomada rápida e os de tração traseira a um máximo de 135 kW. A bateria possui ainda uma nova funcionalidade que carrega automaticamente apenas até 80% da matéria, de modo a conservar a sua duração. Pela primeira vez, o Q4 e-tron conta também com um sistema de arrefecimento da bateria, caso esta exceda uma determinada temperatura após a condução ou carregamento.

A nível de gama, destaque para a introdução de um novo motor traseiro, mais eficiente e mais potente com 282 cv, que será incluído em todas as versões. A opção Q4 Sportback 45 e-tron passa a ter uma autonomia até 562 km (WLTP), mais 28 km do que antes. O alcance adicional foi possível graças ao sistema de gestão térmica otimizado do novo motor. O novo motor possibilita ainda efetuar acelerações mais rápidas, cumprindo o sprint de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos nas versões 45, em 6,6 segundos no 45 quattro (ambas com 286 cv) e em 5,4 segundos nos topo de gama 55 quattro, que passa a debitar 340 cv. A velocidade máxima de todas as versões é de 180 km/h. A suspensão foi recalibrada e, segundo o fabricante, é mais orientada para o conforto, estabilidade e prazer de condução. Esta surge acompanhada de melhor resposta da direção e um controlo mais rigoroso do peso. Estas alterações aplicam-se à suspensão de fábrica, à desportiva e à com amortecimento adaptativo. A nível de equipamento, o SUV elétrico foi enriquecido com o Audi MM navigation plus, Audi connect Navigation & Infotainment, além de um virtual cockpit digital com 10,25 polegadas. De fábrica, passa ainda a dispor da abertura elétrica da mala e de bancos dianteiros aquecidos. Há uma nova versão Edition S line que combina cores especiais (Pebble Gray, Glacier White Metallic e Mythos Black Metallic com arcos das rodas e proteções nas portas em Mythos Black Metallic, jantes de 21 polegadas de cinco raios e com acabamento em bronze mate, faróis Matrix LED, farolins escurecidos em LED e anéis da Audi com acabamento em tom bronze. Opcional é também o som de escape artificial, que varia de acordo com a carga no acelerador e a velocidade do carro.

 

Deixe um comentário

*