Família de elétricos será em breve reforçada por um crossover compacto e berlina de quatro portas, que será uma espécie de sucessor do Stinger.
Aproveitando a primeira edição do “EV Day”, a Kia apresentou não só a versão final do SUV EV5, como dois protótipos dos modelos que se seguem: o do crossover compacto EV3 e da berlina de quatro portas EV4.
Em primeiro lugar, o EV3 pretende tornar-se num crossover/SUV de acesso à gama, que será lançado no próximo ano. Para competir no mais desafiante dos segmentos, a avaliar pelo protótipo, este modelo vai buscar alguma tecnologia e elementos mais luxuosos à referência da gama, o EV9 – sobretudo no interior, onde é visível uma consola central flutuante, um para-brisas sobredimensionado e um painel digital que engloba a instrumentação e o sistema de infotainment, ocupando mais de metade do tablier. Destaque também para a luz ambiente e para os revestimentos dos bancos feitos a partir de uma nova fibra natural, que pretende ser tão leve como a fibra de carbono, mas mais amigo do ambiente, segundo a marca. Junta ainda umas mini-mesas feitas de Mycelium, feitas à base de cogumelos – uma alternativa ao plástico.
Já o EV4 concept remete para uma espécie de berlina de quatro portas de “calças arregaçadas”, ao estilo do Polestar 2. Este sucessor espiritual do Stinger tem um nariz baixo e uma traseira tipicamente “long tail” que lembra os desportivos ou carros de competição. Como é possível verificar, o interior é similar ao do EV3 concept. A Kia ainda não avança nesta fase com detalhes técnicos desta dupla de protótipos.
Não obstante, há novidades acerca do novo EV5, que será construído na Coreia e na China. Confirma-se que o modelo chinês terá bateria de 64 ou 88 kWh, com potência a oscilar entre 218 e 313 cv. Já na Coreia, o SUV tem bateria de 58 ou 81 kWh, com potência entre 218 e 306 cv. Encontra-se na calha uma versão GT.