Karma Kaveya é um novo hipercarro elétrico de 1196 cv

Karma Kaveya

Coupé de topo promete 0-100 km/h em menos de 3 segundos.

A Karma Automotive quer reinventar-se. E além apresentar uma versão atualizada do elétrico com extensor de autonomia Revero, planeia dois modelos 100% elétricos. Um deles foi agora mostrado, ainda em formato protótipo (funcional) em Las Vegas, nos EUA: o Kaveya. Trata-se de um “super coupé GT” de topo com carroçaria em fibra de carbono com linhas suaves.

Visualmente, destaque para os faróis escamoteáveis, que remetem para desportivos icónicos do século passado, além de uma porta deslizante. A isso acrescenta um tejadilho estilo coupé, um teto em vidro e uma asa traseira retrátil. Nota igualmente para as jantes de 19 polegadas aerodinamicamente otimizadas e para os pneus Michelin. O Kaveya tem 4768 mm de comprimento, 2002 mm de largura, 1255 mm de altura e 2718 mm de distância entre eixos – ou seja, é 104 mm mais curto que um BMW M8, além de ser 107 mm mais baixo e com menos 109 mm entre eixos.

A Karma diz que este modelo tem 1196 cv e 1720 Nm distribuídos pelos dois eixos. Com 2404 kg, o elétrico acelera de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e atinge uma velocidade máxima em redor de 290 km/h. A bateria tem 120 kWh de capacidade, o suficiente para um alcance até 402 km. Segundo o fabricante, o carregamento de 10 a 80% é feito em 45 minutos.

A produção será limitada, com a Karma a afirmar que já só há 353 unidades sem dono. O fabricante está a aceitar pré-encomendas em troca de 9350 euros. O Kaveya tem lançamento agendado para 2025, numa versão de acesso de tração traseira, com 543 cv. A versão de topo, já mencionada, chega no ano seguinte.

A Karma aproveitou ainda para mostrar as primeiras imagens teaser do outro elétrico que tem na calha, a berlina Gyesera. Este modelo mais acessível será, igualmente menos exclusivo – havendo ainda 2125 unidades disponíveis. Yem 5077 mm de comprimento, 3160 mm de distância entre eixos, com um sistema propulsor a debitar 598 cv e 939 Nm. Isso é suficiente para acelerações de 0 a 100 km/h em menos de 4,2 segundos e para uma velocidade máxima de 217 km/h. O Gyesera tem uma bateria de 120 kWh a providenciar um alcance máximo até 402 km. Com lançamento previsto para o próximo ano, terá um ecrã de infotainment com 11,6 polegadas.

Deixe um comentário

*