Dois dos sete finalistas do COTY 2024 são feitos na China

BYD Seal no Salão de Munique

Seis dos sete potenciais vencedores do carro do ano são elétricos.

Já foram anunciados os sete finalistas do prémio COTY (Carro do Ano) de 2024. Da seleção final desta 60ª edição do prémio fazem parte: o Kia EV9, o Peugeot e-3008, o Renault Scénic, o Volvo EX30, o BMW Série 5, o BYD Seal e o Toyota C-HR.

Entre os potenciais vencedores, nota para o regresso do 3008, que já tinha ganho em 2017, mas que agora volta sob a forma “eletrificada” – pois a sua nomeação inclui não só a versão elétrica como a híbrida. Do lote faz parte outro antigo vencedor do prémio, o Scénic, neste cado em 1997. Já o Volvo EX30 (produzido na China), procura seguir as pegadas do XC40, vencedor de 2018. No que diz respeito ao Seal (na imagem), trata-se do primeiro modelo da chinesa BYD a constar entre os finalistas. Passando para o Série 5 (cuja nomeação abrange igualmente o elétrico i5), poderá ser o primeiro BMW a conquistar o galardão. O EV9 de sete lugares é a arma da Kia para a reaver o do prémio alcançado em 2022 com o EV6. Finalmente, o Toyota CH-R é o único modelo “não elétrico” a fazer parte do lote de finalistas.

A votação será feita por 59 jurados oriundos de 22 países. Entre os votantes constará o colaborador da autoDRIVE, Francisco Mota. O vencedor será anunciado em fevereiro de 2024. O COTY de 2023 foi o Jeep Avenger.

Deixe um comentário

*