Lexus ensaia LBX “picante” com motor do Toyota GR Yaris

Lexus LBX Morizo RR Concept

Protótipo Morizo RR traz acoplado ao bloco de três cilindros turbo uma caixa automática de oito velocidades.

A Lexus lançou no ano passado o seu crossover mais pequeno de sempre, o LBX – um “irmão” do Toyota Yaris Cross. Agora, aproveitando o Tokyo Auto Salon, a marca nipónica apresentou uma versão mais “espigada” do LBX chamada Morizo RR (em referência ao alter ego do chairman do grupo Akio Toyoda quando se transforma em piloto). Este modelo ainda em formato protótipo tem a particularidade de incluir o motor 1.5 de três cilindros turbo G16E-GTS utilizado no GR Yaris e no GR Corolla – com o bloco debitar 300 cv e 400 Nm (mais do dobro do sistema híbrido utilizado na versão convencional do LBX). Para o efeito, a Lexus optou por acoplar o motor à nova caixa automática de oito velocidades (a incluir brevemente na renovada gama GR Yaris), que ficará responsável pela distribuição da potência pelas quatro rodas.

Este “show car” possui uma suspensão 10 mm mais baixa e com uma afinação mais rígida. Além disso, surge com uma carroçaria 20 mm mais larga e com jantes de 19 polegadas a “calçarem” pneus de medida 235/45 R19. Na dianteira, este LBX especial traz uma configuração MacPherson e atrás triângulos sobrepostos, acompanhados de travão de discos em ambos os eixos. Outra alusão a Morizo é a utilização de detalhes amarelos na carroçaria, nomeadamente na grelha e nas pinças de travão, mas também nos cintos de segurança.

Para já, não está confirmado que a Lexus vá avançar com a produção deste LBX de alta performance.

Deixe um comentário

*