Sandrider é a arma de motor V6 da Dacia para o Dakar

Dacia Sandrider

Novo modelo de competição desenvolvido pela Prodrive tem 361 cv.

A Dacia quer ganhar a próxima edição do Dakar. E depois de anunciar o seu ambicioso “line-up” de pilotos, onde se inclui Sébastien Loeb, Nasser Al-Attiyah e Cristina Gutierrez Herrero, a marca romena apresentou o carro que disputará a edição de 2025: o Sandrider. Trata-se de um modelo desenvolvido em conjunto com a Prodrive que conta com uma estética típica de um protótipo e, como seria de esperar, foco em andar em todo o terreno.

Com alguns elementos retirados do Manifesto concept de 2022, este Sandrider é um 4×4 de estilo buggy apto a disputar a classe de topo da mais mediática prova de TT do mundo, a Ultimate T1+. Feito com base tubular e painéis em fibra de carbono, o novo carro tem uma construção focada no peso mais baixo possível. Entre as novidades está uma pintura com pigmentos anti-infravermelhos, que ajuda a reduzir a absorção de calor. Já a suspensão é de triângulos sobrepostos em ambos os eixos. Os pneus suplentes não são cobertas, de modo a facilitar o acesso quando for necessária uma substituição. Por sua vez, o interior traz elementos magnéticos concebidos para manter as ferramentas mais presas possível. Tal como o Manifesto fazia antever, este Sandrider foca-se na simplicidade, trazendo apenas uma luz de nevoeiro e um interior o mais “despido” possível. Não existem “overhangs” dianteiros nem traseiros, de modo a facilitar a performance fora de estrada. O curso da suspensão é de 350 mm, com jantes de 17 polegadas e pneus de 37”.

O motor deste Sandrider é um V6 3.0 biturbo com 361 cv e 539 Nm que utiliza combustível sintético da Aramco.

O Sandrider será sujeito a um processo de desenvolvimento ao longo deste ano, antes da sua estreia no Rali de Marrocos, em outubro.

Deixe um comentário

*