Evo38 é a continuação do Lancia 037 que nunca existiu

Kimera Evo38

Recriação da Kimera inspirada no mundo dos ralis tem 608 cv e tração integral.

A Kimera Automobili deu que falar com o Evo37, um “restomod” inspirado no Lancia 037 que brilhou nos ralis do Grupo B. Agora, é a vez de uma evolução do conceito, o Evo38 – uma espécie de versão “Integrale”, com mudanças por dentro e por fora, e também de mecânica. A principal novidade neste Evo38 é o sistema de tração integral, inspirado no sistema que a Lancia nunca chegou a materializar na época, que era uma evolução do Lancia 037 RWD – suspenso em 1992.

Este projeto, descrito como sendo um “Ultima Evoluzione”, segue a estética do Evo37, embora incorporando um para-choques com entradas de ar maiores e uma entrada maior também no capot. De perfil é possível constatar que existem arcos das rodas mais salientes e uma silhueta mais quadrada do que antes, a que se juntam jantes inspiradas no mundo dos ralis e pneus Pirelli P Zero. Por fim, há que assinalar as mudanças na cobertura do motor, difusor e asa traseira, além do escape com uma única ponteira colocada entre os farolins traseiros redondos.

Debaixo do capot reside uma versão atualizada do motor, com um turbo maior, nova árvore de cames, um sistema de ventilação aprimorado e um sistema de regulação variável das válvulas, o que resulta num aumento de potência para 608 cv e 580 Nm. No lançamento, o motor surge acoplado a uma caixa manual de seis velocidades de passagens curtas, mas mais tarde está prevista uma caixa sequencial de acionamento elétrico. Por sua vez, o sistema AWD do Evo38 é derivado da competição, apresentando um diferencial autoblocante eletrohidráulico que pode ser controlado através de um botão – permitindo gerir a percentagem de repartição de binário entre as rodas da frente e as de trás. Aprimorada foi também a distribuição de pesos e a suspensão. Além do mais, o novo modelo conta com mais elementos em fibra de carbono e titânio, o que lhe permite ter na balança 1100 kg – o mesmo que um Alpine A110. A suspensão é composta por um amortecedor central com molas laterais duplas atrás e amortecedores “push-rod” à frente. Beneficia de amortecedores controlados eletronicamente e maior altura ao solo, o que lhe permite sair do asfalto com mais confiança. Segundo o fabricante, há ainda novidades a nível da ergonomia por dentro do habitáculo com capacidade para dois ocupantes – que, nesta fase ainda não foi mostrado.

O Evo38 terá uma produção limitada a 38 unidades. O preço ainda não foi revelado. A apresentação ao público será feita no Salão de Genebra, dentro de poucos dias.

Além do Evo38, a Kimera já anuncio que tem na forja a K-39, um “híper restomod” com pack aerodinâmico ainda mais radical talhado para competição, igualmente de produção limitada.

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