Zagato AGTZ Twin Tail é Alpine A110 inspirado em Le Mans

AGTZ Twin Tail

Projeto de edição limitada a 19 unidades destaca-se pela sua traseira amovível.

O projeto mais recente do carroçador Zagato é uma versão modificada do Alpine A110. Limitado a 19 exemplares, o AGTZ Twin Tail bebe inspiração nos modelos de competição de Le Mans da década de 1960.

O Twin Tail destaca-se pelo seu apêndice traseiro amovível feita em fibra de carbono, que lhe confere uma silhueta tipicamente “long tail”. Esta solução foi inspirada no Alpine A220 (ver última foto), um “long tail” de competição que foi feito para vencer as 24 Horas de Le Mans de 1968. Dado que esse objetivo não foi alcançado na altura, a Alpine cortou a cauda de um exemplar (com o chassis 1731) enviando-o para competir em rampas e competições de outra natureza, o que acabou que por permitir finalmente algumas subidas ao pódio. Além da traseira modificada, este AGTZ Twin Tail traz ainda uma grelha e faróis reformatados, além de uma entrada de ar adicional nos arcos das rodas posteriores. O vidro lateral também traz uma borda inferior virada para cima, ao estilo do Aston Martin Vanquish Zagato, e o tejadilho foi reformatado recebendo um formato estilo dupla bolha. Assim, com o apêndice traseiro, o AGTZ Twin Tail mede 4802 mm de comprimento, mas sem ele fica com 4305 mm.

A Zagato não revelou as especificações técnicas deste AGTZ Twin Tail, nem sequer se manteve o motor 1.8 do A110, que na versão R chega aos 301 cv.

O preço começa nos 650 mil euros, antes de impostos. A apresentação ao público será em maio no Lago Como, em Itália, e as primeiras entregas serão consumadas em outubro.

Deixe um comentário

*