Ford SuperVan 4.2 bate recorde em Bathurst

Ford SuperVan 4.2

Elétrico da Ford de 1400 cv foi mais rápido que o Mercedes-AMG GT3.

A Ford SuperVan 4.2 já tinha dado que falar no ano passado ao bater o recorde de Pikes Peak, mas agora fez também estragos em pista, mais concretamente em Bathurst, batendo mais alguns recordes.

A “van” elétrica de 1400 cv foi até à Austrália, até ao circuito Mount Panorama, no qual se realizam as emblemáticas Bathurst 500, para se tornar no modelo elétrico mais rápido de sempre desta pista, mas também o comercial e o veículo de rodas fechadas mais lesto a cumprir os 6,213 km que compõem o traçado. Além disso, a SuperVan 4.2 estabeleceu a volta mais rápida, com o tempo de 1 minuto e 56,3247 segundos – batendo por 0,2803 segundos o registo assinado precisamente na última edição da Bathurst 500 por um Mercedes-AMG GT3 especialmente preparado para o efeito. Não deixa de ser surpreendente, uma vez que o modelo da Ford cerca do dobro da altura do GT e pesa perto de 1800 kg.

Aos comandos da SuperVan esteve Romain Dumas, o experiente piloto vencedor de Le Mans por duas ocasiões, que também já tinha conduzido este modelo elétrico em Pikes Peak. Dumas diz que em Bathurst foi a primeira vez que atingiu mais de 300 km/h com a SuperVan.

Recorde-se que a SuperVan 4.2 é uma evolução da versão 4.0, que inclui um novo lábio dianteiro e um spoiler traseiro em fibra de carbono, de modo a incrementar a “downforce”. Vem munida de três motores elétricos – um à frente e dois atrás. O desenho é feito com base numa e-Transit Custom, mas a traseira é diferente, com várias aberturas na carroçaria.

A SuperVan 4.2 será mostrada também no Grande Prémio da Austrália de F1, a 24 de março.

 

Deixe um comentário

*