Italiano foi o autor das linhas de modelos lendários como o Lamborghini Countach, Lancia Stratos e Bugatti EB110.
O lendário designer Marcello Gandini, autor de vários carros desportivos significativos, morreu aos 85 anos, segundo a RAI News. Gandini notabilizou-se sobretudo pelo seu trabalho para a Lamborghini, onde assinou modelos como o Miura (na imagem), o Countach e o Diablo. A juntar a isso, o italiano esteve também por detrás de lendas como o Lancia Stratos, o Bugatti EB110 e o Fiat X1/9.
Natural de Turim, Gandini criou os mais significativos modelos na altura em que trabalhou para a casa Bertone, entre meados da década de 1960 (substituindo Giorgetto Giugiaro) e os anos 1980, desenhando carros relevantes como o Alfa Romeo Montreal, o Maserati Khamsin, o Volkswagen Polo original e o Ferrari 308 GT4 (o único carro com desenho da Bertone da casa de Maranello). Após sair da Bertone, Gandini trabalhou na título individual, tendo ainda sido o responsável pela estética do popular Citroën BX e do ainda hoje lembrado Renault 5 Turbo. Outros modelos importantes saídos da inspiração do italiano foram o BMW Série 5 original, o Lamborghini Espada ou o Cizeta-Moroder V16T.
Apesar da idade avançada, o designer continuou a trabalhar, tendo apresentado no Salão de Genebra de 2005 o protótipo Stola S86 Diamante (feito em apenas cinco semanas) e no mesmo palco mas em 2017 o TaMo Racemo, um protótipo de um coupé da Tata Motors. Gandini esteve também envolvido no design industrial e de mobiliário. Em janeiro, recebeu a licenciatura honorária em Engenharia no Instituto Politécnico de Turim.