Honda e Nissan vão desenvolver carros elétricos em conjunto

Nissan e Honda

Criação de uma plataforma comum permitirá reduzir os custos de produção. Colaboração inclui ainda o desenvolvimento de software.

A Honda e a Nissan assinaram um memorando de entendimento visando explorar o potencial o potencial de desenvolvimento em conjunto de carros elétricos. Caso os dois construtores cheguem a acordo, a parceria também inclui o desenvolvimento em conjunto de software.

Esta joint venture prevê a criação de “plataformas de software, componentes relacionados com carros elétricos e produtos complementares”. O software em questão poderá estar relacionado com sistemas de segurança e de condução autónoma, uma vez que no comunicado de imprensa é referido que as duas marcas nipónicas estão em conversações com o objetivo de alcançar “zero mortes motivados por acidentes nas estradas”. Ambos os emblemas partilham ainda a meta de atingir neutralidade carbónica.

De acordo com o Nikkei, a Nissan e a Honda querem desenvolver uma plataforma exclusivamente para modelos elétricos. A colaboração poderá alargar-se à parte da engenharia em conjunto de novos EV. Além disso, os dois emblemas poderão juntar dinheiro para comprar um grupo motopropulsor e as baterias para novos carros elétricos.

Um acordo desta natureza pretende sobretudo reduzir os custos de pesquisa e desenvolvimento, mas também acelerar todo o processo. Recorde-se que a Honda está à procura de um novo parceiro, uma vez que não o projeto de codesenvolvimento de crossovers elétricos com a General Motors limitou-se ao Honda Prologue e ao Acura ZDX que utilizaram a base Ultium. Por sua vez, a Nissan tem a Renault como parceiro para carros elétricos, sendo que o próximo Micra será feito a partir da mesma plataforma do Renault 5 EV.

A Honda quer lançar pelo menos mais dois elétricos a partir de 2026. Já a Nissan quer apostar numa nova dupla de elétricos, um deles o sucessor do Leaf, a lançar entre 2026 e 2027.

Deixe um comentário

*