Mercedes elétrico faz 1010 km e fica com 309 km de alcance

Mercedes Vision EQXX

No referido percurso, o protótipo Vision EQXX registou uma média de consumos de 7,4 kWh/100 km.

Quando apresentou o Vision EQXX, a Mercedes-Benz prometeu que o protótipo teria uma eficiência elevada, com uma autonomia até 1000 km. Pois bem, a marca germânica continua a testar este concept elétrico na estrada de modo a comprovar estes números. Agora, viajou até a Península Árabe para um percurso no deserto. O ponto de partida foi o Mercedes-Benz Center em Riade, na Arábia Saudita, e o destino o Mercedes-Benz Brand Center, no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ao todo a viagem demorou 14 horas e 42 minutos. E apesar das temperaturas de 34 graus de máxima, o EQXX mostrou-se mais eficiente do que nunca ao consumir uma média de 7,4 kWh/100 km (menos do que os 8,3 kWh/100 km registando na sua viagem mais longa até ao momento, que ligou a Alemanha e o Reino Unido). O percurso foi de ao todo 1010 km, embora no final ainda tivesse registado que a bateria ainda tinha 309 km de alcance – o que lhe teria permitido, teoricamente, efetuar um total de 1319 km até ficar sem carga.

Para maximizar o impacto do calor, o EQXX utiliza uma bomba de calor para arrefecer o habitáculo, uma solução que permite não ter impacto na autonomia. Também, este veículo de testes vem equipado com 117 células solares, que permitiram recolher um total de 1,8 kWh de energia no final da viagem, aumentando a autonomia em 24 km. A Mercedes-Benz diz que quer adotar futuramente esta solução em modelos de produção. Este teste serviu ainda para colocar à prova o sistema de condução inteligente, que dá sugestões acerca da forma mais eficiente de guiar. Neste caso, teve em conta os ventos cruzados para ajudar a conservar ao máximo a carga na bateria. Quando foi necessário parar, o sistema ajudou ainda a encontrar o melhor ângulo para aproveitar a luz solar.

Deixe um comentário

*