Próximo BMW iX3 será assim

BMW Vision Neue Klasse X

Protótipo Neue Klasse X antecipa nova geração do SUV elétrico, além de lançar pistas para a estética dos próximos X da marca bávara.

A BMW está a projetar os seus futuros modelos elétricos e o novo protótipo Vision Neue Klasse X abre caminho para o primeiro SUV que será feito com base na plataforma Neue Klasse. Em causa está um substituto do iX3 que será produzido em 2025 (em Debrecen, na Hungria) e que no ano seguinte terá a companhia de uma berlina com a qual compartilhará a sua base. Ao todo, a marca bávara lançará seis modelos elétricos de base Neue Klasse entre 2025 e 2027.

Visualmente, o Neue Klasse X segue a minha do que já tínhamos visto com a berlina Neue Klasse. Um dos aspetos que sobressai é a grelha dianteira de duplo rim mais pequena comparativamente com a dos atuais modelos em catálogo – seguindo, antes, a inspiração de clássicos como o 2002 e mesmo a berlina original Neue Klasse da década de 1960. Como é fácil perceber nem tudo é retro neste X, uma vez que a própria grelha é iluminada e com efeito tridimensional. Por sua vez, os faróis dianteiros abandonam o formato circular recebendo uma configuração de LED dispostos na vertical. O X traz também uma linha de cintura baixa e uma frente afiada, incluindo também no conjunto um teto panorâmico. O formato da carroçaria foi aprimorado aerodinamicamente, resultando num coeficiente 20% superior face aos X atuais. Já os novos pneus e travões permitem melhorar a eficiência em 25%, segundo o fabricante. Na traseira pontificam farolins similares aos da berlina, com efeito 3D.

O X utiliza a sexta geração do sistema eDrive, que promete uma autonomia 30% superior e uma redução igualmente em 30% no tempo necessário para os carregamentos. As células de bateria de formato redondo possibilitam maior densidade energética, sendo que o carro utilizará uma arquitetura de 800V a permitir efetuar carregamentos rápidos. Segundo a BMW, a autonomia dos novos elétricos será controlada, com o novo chassis e as novas unidades motrizes a permitirem uma condução adequada às necessidades de cada indivíduo. Ao todo, a marca de Munique desenvolveu quatro unidades de controlo, chamadas de “super cérebros” que, aparentemente, têm uma capacidade de processamento 10 vez superior à de um computador. Existem “cérebros” separados para o motor e para a condução autónoma.

Em vez do comando iDrive, o X traz botões no volante que permite aceder ao BMW Panoramic Vision (um infotainment que projeta informação a toda a largura do para-brisas, contemplando um HUD em 3D que inclui informação de trânsito e um assistente de condução) e ao Central Display (vulgo painel de instrumentos). O volante, chamado HyPersonX, traz comandos específicos para ajustar a sonoridade (gerados artificialmente) no interior do carro. Realce também para os materiais desenvolvidos de forma sustentável e sem utilização de petróleo. Existem ainda elementos reciclados, nomeadamente redes de pesca (que compõem até 30% do plástico do interior).

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