Kia EV3 tem até 600 km de autonomia

Kia EV3 GT-Line

SUV elétrico coreano é mais curto que o Niro, mas tem maior distância entre eixos do que um Sportage.

A Kia revelou o EV3, o seu carro elétrico global mais recente. Este SUV subcompacto de estética moderna promete um alcance máximo até 600 km (WLTP) na sua versão Long Range e vem recheado de tecnologia.

Esteticamente, a versão de produção é muito similar ao concept com o mesmo nome mostrado no ano passado, seguindo a mesma orientação visual do EV9. Destaque para os faróis em LED reformatados, para os para-choques redesenhados, para a utilização de espelhos retrovisores com um formato tradicional e para pilares mais grossos. À versão base, a Kia aposta no mais desportivo EV3 GT-Line, que dispõe de uns para-choques mais desportivos e jantes diferenciadas. A carroçaria de formato aerodinâmico e a cobertura inferior produzida através de impressão 3D permitem um coeficiente de arrasto de 0,267. O EV3 tem 4300 mm de comprimento, 1850 mm de largura, 1560 mm de altura e 2680 mm de distância entre eixos, o que faz com que seja 105 mm mais comprido que o e-Soul e 120 mm mais curto que o e-Niro.

Este modelo do segmento B, rival do Peugeot E-2008, entre outros, traz um interior minimalista e futurista, com um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, um sistema de infotainment com ecrã de 12,3 polegadas e um ecrã tátil de 5 polegadas para operar a climatização. Há diversos botões colocados no volante e apenas alguns comandos físicos no tablier. A consola central tem várias zonas de arrumação e uma mesa deslizante que pode ser utilizada como tal quando o veículo está parado, em complemento ao modo de “relaxamento” com o rebatimento dos bancos dianteiros. Este elétrico com capacidade para cinco ocupantes tem uma bagageira com 460 litros de capacidade e um “frunk” de 25 litros. Nos revestimentos são utilizados materiais sustentáveis, incluindo tecido reciclado e plástico reciclado PET.

Este modelo de base E-GMP tem uma arquitetura de 400V, oferecendo no lançamento apenas um motor, embora com possibilidade escolha entre duas baterias. Assim, em alternativa à bateria com 58,3 kWh de capacidade é possível escolher outra, na versão Long Range, com 81,4 kWh – esta última a providenciar até 600 km de alcance WLTP. É possível obter de 10 a 80% da carga em 31 minutos a 128 kW. O motor tem 204 cv/150 kW e 283 Nm, o que permite acelerações de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e uma velocidade máxima de170 km/h. Para mais tarde está prevista uma versão mais potente EV3 GT, que contará também com alterações ao nível do chassis. O EV3 será lançado na segunda metade do ano na Europa.

Deixe um comentário

*