Derradeiro exemplar a ser construído (em 1957) poderá ser arrematado por 3,3 milhões de euros.
A RM Sotheby’s anunciou que leiloará o último de 1400 unidades do Mercedes-Benz 300 SL Coupé “Gullwing” (W198) a ser construído. O “The Last One”, como passou a ser conhecido, daquele que é considerado o modelo mais belo e desejado de sempre da marca alemã foi fabricado a 15 de maio de 1957, por encomenda especial para a Feira Internacional de Poznan, na Polónia, realizada em junho desse mesmo ano. Ao contrário da tradicional cor exterior prateada, este exemplar com o número de chassis 198.040.750079 vem pintado em Fire Engine Red (DB 534), complementado com interior em couro em tom creme.
Após a presença no referido evento, o carro foi enviado em setembro de 1957 para os EUA tendo já tido quatro donos desde essa altura. O mais recente, um cliente privado, manteve o Gullwing durante 25 anos na sua coleção. E tudo se mantem de fábrica: a cor, o chassis, motor, carroçaria, caixa de velocidades e os dois eixos. O carro chegou mesmo a participar no Concurso de Elegância de Pebble Beach em 2004, tendo ficado em terceiro lugar.
Recorde-se que o 300 SL tem um chassis derivado do W194 de corridas, que pesava apenas 50 kg. A opção por portas de abertura asa de gaivota deve-se ao facto de o design não permitir o encaixe de portas de formato convencional. O motor é um 3.0 de seis cilindros em linha derivado também da competição, a debitar 218 cv, permitindo uma velocidade máxima de 250 km/h (dependendo do escalonamento final da caixa). Estas caraterísticas fizeram com que fosse considerado o carro mais rápido do seu tempo e o um dos primeiros supercarros do mundo.
O derradeiro Gullwing será leiloado a 22 de novembro, por altura do G.P. de Las Vegas de F1, estimando-se que possa ser arrematado entre 2,3 e 3,3 milhões de euros.









