Rolls-Royce apresenta primeiro SUV

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Prometendo a exclusivamente habitualmente associada à marca britânica, o Cullinan tem 5,34 metros de comprimento, um motor de 12 cilindros biturbo com 571 cv.

A Rolls-Royce apresentou oficialmente o primeiro SUV da sua história. Previsto para janeiro de 2019, o Cullinan tem 5,34 metros de comprimento, 2,16 m de largura e 1,84 m de altura. Este concorrente do Bentley Bentayga, Mercedes-Maybach GLS e Range Rover SV Autobiography, cujo preço ainda não foi revelado, mas deverá tornar-se no SUV de produção mais caro do mercado, conta com um motor V12 6.75 biturbo a gasolina com 571 cv e 850 Nm, a funcionar em conjunto com uma caixa automática de oito velocidades (com conversor de binário) e um sistema de tração integral. O SUV de luxo pode ser configurado para quatro ou cinco ocupantes. Na versão Individual Seat, de quatro lugares, a fila traseira dispõe de dois lugares individuais com regulação elétrica e separados por uma consola central com porta-copos e um mini-frigorífico. Nesta configuração é possível ter um vidro que separe os lugares posteriores da mala, havendo um melhor isolamento acústico e térmico do habitáculo. A versão de cinco, Lounge Seats, tem um banco traseiro corrido que rebate nas posições 1/3 e 2/3. Cada um deles rebate eletricamente (através de comandos nas portas e na mala). Através um botão é possível nivelar o piso da mala com os bancos rebatidos. O volume da mala oscila entre 526 litros (4 lugares) e 560 litros (5 lugares), sendo que no último caso é possível transportar objetos com até 2,25 m de comprimento e atingir 1930 litros com os bancos integralmente rebatidos.

Tal como sucede com o Ghost e o Phantom, as portas traseiras do Cullinan têm abertura “suicida” para facilitar o acesso. Todas as portas, incluindo a tampa da mala, são acionados eletricamente. O acesso ao interior fica ainda mais simplificado quando se coloca a caixa em “Park” com a suspensão a baixar automaticamente 4 cm. Os bancos dianteiros são mais elevados, ajustáveis eletricamente, aquecidos e ventilados. A instrumentação é digital, há um ecrã central tátil para operar o sistema de infotainment, se bem que este pode também funcionar através de um comando rotativo na consola central. À sua volta encontramos os botões com a função Off-Road (que permite gerir o motor, caixa, tração e eletrónica para diferentes tipos de piso, por exemplo, areia, gravilha, neve e erva húmida), Hill Descent Control e regulador da altura da suspensão (que permite passagem a vau de 54 cm). Ao todo existem cinco tomadas USB e um ponto de carregamento do smartphone por indução. O Cullinan incorpora um sistema de visão noturna que permite identificar pessoas e animais, visão central através de quatro câmaras, cruise control ativo, alerta de risco de colisão, de saída de faixa e um HUD.

Feito com base na mesma plataforma em alumínio do Phantom, com direção às quatro rodas e jantes de 22 polegadas, o SUV anuncia uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h e um consumo médio anunciado de 15 l/100 km. O SUV vai buscar o seu nome a Thomas Cullinan, o homem que encontrou o maior diamante de sempre numa mina na África do Sul.

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