Jaguar Land Rover todos novos até 2024

As duas marcas vão investir fortemente na renovação de todas as gamas nos próximos anos. Na calha estão quatro modelos totalmente novos.

Entre novidades absolutas e modelos renovados, a Jaguar e a Land Rover terá 99 novidades até 2024. Segundo a Autocar, há quatro modelos totalmente novos integrados nesse plano: o elétrico Jaguar I-Pace (que será feito com base numa plataforma específica), o Land Rover Defender, o Jaguar J-Pace e o elétrico Range Rover “Allroad”.

O primeiro modelo a ser lançado no âmbito deste plano será o Range Rover Evoque, cuja estreia está prevista para o Salão de Los Angeles (em novembro) e que será lançado no início de 2019. A nova geração deverá transitar para uma plataforma Premium Transverse Architecture, uma evolução da atual base em aço. Essa mudança permitirá ter uma versão híbrida plug-in, anunciando apenas 45 g/km de CO2. Outra novidade será também a introdução de novos modelos da família Ingenium, nomeadamente de três e seis cilindros (que substituirão os V8 atuais), e de um novo turbo elétrico. A nova base será também adotada nos novos Land Rover Discovery Sport e Jaguar E-Pace.

Todos os restantes modelos serão feitos com base numa nova plataforma em alumínio MLA (mais leve que a atual JLR). As versões híbridas plug-in contarão com um novo sistema de tração integral que utiliza um motor elétrico no eixo traseiro. Os modelos a produzir a partir desta plataforma começarão a ser feitos em 2020 em Nitra (Eslováquia) e em Solihull (Reino Unido). O primeiro deles será o novo Defender, depois o Discovery 5, seguindo-se os Jaguar J-Pace e XJ. O novo Range Rover chegará apenas em 2021 (tendo previsto no ano seguinte uma versão 100% elétrica). Em 2022, está previsto o lançamento do Range Rover “Allroad” EV. Apesar de ainda não estar confirmado oficialmente, este modelo (que vem referido como Road Rover) será mais orientado para estrada.

A base em alumínio MLA só deverá chegar ao Evoque, Discovery Sport e E-Pace em 2025, o que deverá obrigar à transição para uma colocação longitudinal do motor.

Deixe um comentário

*