Lamborghini Aventador SVJ é oficial

Lamborghini Aventador SVJ View Gallery 9 photos

Com 770 cv, 0-100 km/h em 2,8 segundos, 350 km/h de velocidade máxima, um recorde em Nürburgring, este é o modelo da marca italiana mais rápido da atualidade.

O Aventador SVJ (SuperVeloce Jota) foi revelado no concurso de elegância de Pebble Beach com o estatuto do Lamborghini mais rápido atualmente à venda. Com 770 cv às 8500 rpm e 720 Nm de binário máximo debitados do V12 6.5 naturalmente aspirado, o SVJ é 30 cv mais potente que o Aventador S. O modelo com tração às quatro rodas anuncia prestações muito próximas às do SV: de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, 0-200 km/h em 8,6 seg., 0-300 km/h em 24 seg. e uma velocidade máxima superior a 350 km/h. O novo Aventador SVJ possui um novo coletor de admissão em titânio e um corte da injeção às 8700 rpm. Com 1525 kg, o SVJ pesa menos 50 kg que o Aventador S. Uma das novidades deste SVJ é a segunda geração do sistema de aerodinâmica ativa ALA 2.0, que inclui entradas de ar e apêndices aerodinâmicos redesenhados (com destaque para a asa e difusor traseiros sobredimensionados) – sendo que a carroçaria é 6,2 cm mais larga que nos Aventador S e SV. O sistema terá sido decisivo para que o supercarro conseguisse bater o recorde da volta mais rápida ao circuito de Nürburgring para modelos de produção, com 6min44.97seg.

A Lamborghini diz que o SVJ é capaz de gerar mais 40% de “downforce” que o SV, o anterior topo de gama. O chassis também possui uma rigidez torsional superior, face ao SV: de 50% na barra anti-aproximação e amortecimento 15% mais rígido. O sistema de escape é mais leve e foi reconfigurado para reduzir a pressão na parte posterior e de modo a produzir um som mais “rouco”. A caixa de dupla embraiagem de sete velocidades foi atualizada e o sistema de tração integral envia mais 3% de binário para o eixo traseiro. O controlo de estabilidade e o ABS foram recalibrados. Específicos para este modelo são os pneus Pirelli P Zero Corsa (em opção, pode encaixar P Zero Trofeo R, “road legal” mas mais indicados para pista) e as jantes em alumínio Nireo (de 20 e 21 polegadas, à frente e atrás, respetivamente). Os discos carbocerâmicos são de 400 e 380 mm de diâmetro, à frente e atrás, respetivamente. O capot é em fibra de carbono e possui uns “clips” semelhantes aos que são utilizados em competição.

A Lamborghini prevê construir apenas 900 unidades do Aventador SVJ (63 delas serão da série 63 Edition, com decorações específicas e alusivas ao ano de fundação da marca de Sant’Agata Bolognese – ver nas imagens o carro branco com número na porta). As primeiras unidades chegam no início de 2019.

Deixe um comentário

*