A shooting brake da Kia chega no 1º trimestre

View Gallery 20 photos

Apresentando o ADN de um coupé, o ProCeed é a inédita carrinha shooting brake de segmento C que a Kia lançará no 1º trimestre. Duas versões: GT Line e a mais performante GT com 204 cv.

A Kia está a revelar hoje em Barcelona o novo ProCeed, estando a autoDRIVE a acompanhar in loco o evento, antes mesmo da sua apresentação ao público que acontecerá no Salão Automóvel de Paris 2018, de 4 a 14 de outubro próximo.

A estimativa de preço é a de que o ProCeed custe mais 3500 euros do que a carrinha, o que fará com que o seu PVP arranque nos 27 mil euros para o motor 1.0 T-GDI de 120 cv. Para o Diesel 1.6 CRDI de 136 cv, prevê-se um preço de cerca de 32 mil euros. O ProCeed GT, de 204 cv, rondará os 38 mil euros.

A grande novidade está no facto de, ao contrário do Pro Cee’d da segunda geração (que era um modelo de três portas), este novo ProCeed se assumir como uma (inédita na marca) shooting brake de cinco portas.

Isto fará com que a Kia passe a ter na gama Ceed duas carrinhas, a Sportswagon e esta mais sofisticada shooting brake que de perfil faz lembrar as linhas que já apareciam no Kia Proceed Concept de 2017.

Ao ser o mais desportivo dos membros da renovada família Ceed, o Kia ProCeed estará disponível exclusivamente nas versões GT Line ou GT (com a dupla saída de escape a vincar essa personalidade), assumindo-se, por essa via, como o porta-estandarte da família Ceed.

Mais baixo e mais comprido

Assim, em termos de dimensões, com 4605 mm de comprimento, o ProCeed é 5 mm mais comprido que o Ceed Sportswagon. Os 1422 mm de altura tornam a sua linha de tejadilho 43 mm mais baixa do que a da versão Sportswagon, ao mesmo tempo que a sua distância ao solo é 5 mm menor (tanto por comparação ao Ceed, como à Sportswagon), situando-se nos 135 mm.

Já a distância entre eixos é igual à dos outros modelos Ceed (sendo utilizada a mesma plataforma “K2” para a construção de todos os modelos da família): 2650 mm.

Por seu lado, com uma capacidade de 594 litros, a bagageira do ProCeed é 50% mais espaçosa do que a do Ceed hatchback de cinco portas.

Embora a mala da Ceed Sportswagon seja ligeiramente maior (com um total de 625 litros), a do ProCeed – aponta a Kia – oferece uma versatilidade idêntica.

Motorizações

O ProCeed GT Line está disponível com uma gama de três motorizações. Nas opções a gasolina contam-se o 1.0 T-GDi ( 120 cv e 172 Nm de binário) e o 1.4 T-GDi (140 cv e 242 Nm de binário entre as 1500 e as 3200 rpm). Ambos os motores oferecem uma caixa manual de seis velocidades de série, encontrando-se também disponível uma caixa de sete velocidades de dupla embraiagem para o 1.4 T-GDi.

Os clientes podem igualmente escolher o novo “Smartstream” 1.6 CRDi (injeção direta common rail Diesel), com 136 cv, com uma caixa manual de 6 velocidades ou com uma caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem, oferecendo no primeiro caso um binário de 280 Nm e, no segundo, de 320 Nm.

Por seu lado, o ProCeed GT (ver duas últimas imagens) é animado pelo 1.6 T-GDi com 204 cv de potência e 265 Nm de binário.

A Kia indica que fornecerá números oficiais relativamente à aceleração e à velocidade máxima assim que o processo de homologação estiver concluído.

O novo modelo será fabricado em Zilina, na Eslováquia, em conjunto com as outras versões Ceed, o hatchback e a Sportswagon, já introduzidos no mercado durante o corrente ano.

Quanto à comercialização na Europa, ela acontecerá no início de 2019.

A garantia de 7 anos ou 150.000 km que o construtor costuma oferecer também será estendida para este veículo.

À data do seu lançamento, o novo ProCeed estará disponível com uma escolha de 10 cores para a carroçaria. Os clientes do ProCeed GT Line podem ainda escolher entre jantes de 17 ou 18 polegadas em alumínio, ao passo que o ProCeed GT apresenta jantes de 18 polegadas de série.

Deixe um comentário

*