VW mostra Transporter do futuro

VW I.D. Buzz Cargo View Gallery 2 photos

O protótipo elétrico e autónomo I.D. Buzz Cargo anuncia autonomia para 550 km.

A Volkswagen estreou hoje no Salão de Hanover, na Alemanha – evento dedicado aos comerciais – o I.D. Buzz Cargo, um concept car que aponta para um possível modelo comercial a incorporar na futura família de modelos elétricos I.D. Em causa uma espécie de Transporter do futuro, com 5048 mm de comprimento, 1976 mm de largura, 1963 mm de altura e 3300 mm de distância entre eixos. Face ao I.D. Buzz concept (versão de passageiros, que foi desenvolvida ao mesmo tempo), possui mais 106 mm de vão traseiro. Além disso, tem capaz de suportar até 800 kg de carga. Uma das caraterísticas do concept é o facto de apresentar um sistema de condução autónoma de nível 4. No entanto, quando o modelo chegar à produção, em 2021, terá apenas os níveis 1 e 2. Esteticamente, o Buzz Cargo possui um para-choques traseiro redesenhado e há jantes 20 polegadas (em vez de 22).

O protótipo surge animado por um motor elétrico traseiro de 150 kW (havendo opção 4WD) e é equipado por uma bateria de iões de lítio de 111 kWh de capacidade que lhe permite anunciar uma autonomia para 550 km (ciclo WLTP) e um tempo de carga de 80% em 30 minutos. Apesar disso, o fabricante recomenda a utilização de uma bateria mais pequena, com 48 kWh, que proporciona 330 km de autonomia e que carrega 80% em 15 minutos numa tomada rápida de 150 kW. Este furgão anuncia uma velocidade máxima de 160 km/h. Dotado de câmaras em vez de espelhos retrovisores, teto solar para carregamento wireless (capaz de proporcionar até 15 km de autonomia adicional por dia) e nível 4 de condução autónoma, este concept feito com base na plataforma MEB destaca-se ainda pela tomada elétrica de 230 V/16 A para ligar ferramentas, por exemplo.

Apesar de ainda não haver imagens do interior, o I.D. Buzz Cargo tem espaço para três ocupantes (em vez de dois, com bancos dotados de apoio de braços). Contudo, o lugar do meio dobra e pode ser convertido num posto de trabalho com um “laptop” embutido, uma vez acionado o modo “autónomo”. Em vez de instrumentação convencional, o I.D. Buzz Cargo dispõe de um sistema de realidade aumentada que oferece informações ao condutor e o tablier possui um volante retrátil uma vez acionado o modo de condução autónoma. As restantes funções são acionadas através do volante e do tablet central amovível. No espaço de carga, há dois compartimentos modulares, uma mesa integrada nas portas, com dupla abertura.

Deixe uma resposta

*