Fiat desiste de Panda Diesel

Fiat Panda

Em breve, o 500 também poderá ficar sem opção a gasóleo.

A Fiat comprometeu-se em desistir do Diesel em todos os seus modelos de passageiros até 2021 e parece já ter colocado em prática o seu plano. De acordo com fontes próximas da marca à Automotive News Europe, a marca italiana deixou de produzir o Panda com motor a gasóleo 1.3 no passado dia 1 de setembro. A data não parece ter sido escolhida ao acaso, uma vez que coincidiu com a entrada em vigor do novo ciclo de testes de emissões e consumos WLTP. A Jato Dynamics diz que foram vendidas 111.002 unidades do Panda na Europa em agosto deste ano (menos 15% face a 2017) e que os Diesel representaram apenas 15% na equação. A FCA não quis comentar esta notícia do fim do Panda Diesel.

O Panda poderá não ser o único a deixar de ter opção a gasóleo, uma vez que o 500, feito com base na mesma plataforma poderá ter o mesmo destino. Dados da fonte supracitada avançam que as versões Diesel do citadino representaram apenas 4% das vendas em agosto passado e que estas são atualmente de modelos em fim de stock.

O Panda e o 500 constituíram nos primeiros oito meses deste ano 47% das vendas da marca italiana na Europa. De acordo com o plano traçado pelo antigo CEO do grupo Sergio Marchionne, a gama 500 e o Panda continuarão a desempenhar um papel central no Velho Continente. Em 2020, está previsto um 500 “eletrificado”, sendo que apesar de estar previsto que a gama Panda continue centrada nas versões a gasolina deverá acrescentar uma versão “mild hybrid”.

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