Renovado Mercedes AMG GT ainda mais extremo

Mercedes-AMG GT R PRO View Gallery 12 photos

Edição especial AMG GT R Pro é inspirada na competição.

O facelift do Mercedes-AMG GT foi apresentado no Salão de Los Angeles, nos EUA, e a principal novidade é a introdução de uma edição especial ainda mais extrema. Trata-se do AMG GT R Pro, uma versão inspirada nos modelos de GT3 e GT4, que conta com suspensão específica derivada dos referidos carros de competição, melhorias no capítulo aerodinâmico e alguns detalhes estéticos que remetem para o mundo das corridas. A suspensão estilo “coil-over” do AMG GT R foi alvo de afinações mecânicas, ao nível da compressão e ressalto dos amortecedores, assim como do comprimento de pré-carga das molas. Esta versão orientada para pista, potencial rival do Porsche 911 GT3 RS, conta com uma nova barra de torção ajustável em fibra de carbono no eixo dianteiro e os triângulos superiores recorrem a rolamentos esféricos, o que permite melhorar resistência ao desgaste. Foi também acrescentado um painel em fibra de carbono que reduz o peso ao mesmo tempo que reforça a estrutura da extremidade traseira. O motor oito cilindros 4.0 biturbo com 585 cv e a caixa automática de sete velocidades é a mesma do AMG GT R, mas foram afinadas de modo a reforçar a dinâmica do modelo. O AMG GT R Pro conta ainda com um Track Package, que inclui uma roll-cage em aço, cintos de segurança de quatro apoios nos bancos dianteiros e um extintor de 2 kg. Esta edição especial traz ainda um sistema anticapotamento reforçado que contribui para uma maior rigidez estrutural e para uma melhoria do comportamento dinâmico. Do ponto de vista aerodinâmico, esta versão contempla um lábio dianteiro mais pronunciado com apontamentos em fibra de carbono, uma nova asa dianteira Airpanel que reduz o efeito de elevação do eixo dianteiro e um novo spoiler traseiro com suportes de alumínio e um lábio que aumenta a força descendente do eixo posterior. O tejadilho e as tiras laterais também são em carbono. O GT R Pro destaca-se pela sua pintura na inédita cor Selenite Grey combinada, em opção, com novas listas em verde-claro no capot, tejadilho, painéis laterais e tampa da mala. Pode ser encomendado noutras cores. É possível encontrar ainda bacquets em fibra de carbono, jantes forjadas de cinco braços e discos carbocerâmicos.

A Mercedes-Benz aproveitou o evento californiano para mostrar a renovação da restante gama AMG GT, que chegará ao nosso mercado em 2019. Por dentro é onde as diferenças são mais evidentes, seguindo muitos aspetos já vistos no recém-lançado AMG GT de 4 portas: uma nova instrumentação digital configurável com ecrã de 12,3 polegadas e um novo ecrã central de 10,25 polegadas com novo grafismo. Há ainda a acrescentar um novo volante com touch pads, novos botões e até um pequeno ecrã TFT. Novidade é também o sistema AMG Track Pace, com funções de telemetria via GPS e recorrendo a vários sensores do carro. No exterior, o AMG GT conta com novos faróis em LED, para-choques traseiros e difusor redesenhados e novas opções de personalização, nomeadamente cores e desenhos de jantes. Entre os sistemas de assistência à condução realce para os quatro novos modos do sistema de controlo integrado de dinâmica de condução AMG Dynamics: Basic, Advanced, Pro e Master (este último apenas disponível nos modelos GT C, GT S e GT R). O motor em toda a gama continua a ser o 4.0 V8 biturbo, sem alterações de potência: com 476 cv na versão GT, 522 cv no GT S, 557 cv no GT C e 585 cv no GT R Pro.

Deixe um comentário

*