Bertone está de volta

Bertone subirá a Pikes Peak em 2020

A mítica marca italiana pretende apostar sobretudo na competição. Para já, terá um protótipo para Pikes Peak.

Conhecido como um dos carroçadores mais importantes do século passado, a italiana Bertone está de regresso à atividade pela mão da holding Flymore. O objetivo é fazer com que a Bertone esteja presente em todos os segmentos de mobilidade elétrica, através da produção de microcarros e aerotáxis, por exemplo. Contudo, o projeto que deverá concentrar mais atenções deverá ser o do desenvolvimento de um protótipo para a subida de Pikes Peak (para correr na edição de 2020), como rampa de lançamento para produção de supercarros de competição.

O CEO da Flymore, Paolo Carlin, diz que o modelo de negócio será sustentado por parcerias com empresas de aeronáutica, produtores de fibra de carbono ou de biopolímeros, entre outros. Para a área da competição, estabeleceu um acordo com o circuito de Adria, perto de Veneza, onde produzirá e testará os supercarros. Um dos parceiros estratégicos será a AKKA Technologies, multinacional ligada ao setor automóvel, energia, aeronáutica, entre outros, que adquiriu a Bertone em 2016. Uma das principais apostas da nova Bertone será um sistema de troca rápida de baterias, em apenas três minutos. Esta troca realiza-se de forma automática numa pequena estação, semelhante a um posto de abastecimento de combustível. Estas estações (que podem também ser móveis) têm igualmente a capacidade de produzir energia através de painéis solares e de geradores eólicos, embora possam recorrer à rede elétrica convencional.

A Flymore arrancou com capital inicial de 30 milhões de euros, que esperam que aumente até aos 100 milhões ao longo deste ano. O primeiro projeto da Flymore é um microcarro multi-personalizável, com três bancos e condutor ao centro, o City Car Cube, produzido na China. Outro projeto para arrancar já é o de dois protótipos desportivos. Um dele é o GT One, base para futuros desportivos de estrada com uma filosofia semelhantes aos Ferrari do século XX, que permitirá desenvolver vários aspetos tecnológicos. Mas a grande aposta da Flymore concentrar-se-á sobretudo na competição, tendo anunciado já a contratação de Davide Mastrangelo e do espanhol Enric Codony, ex-Renault Sport.

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