Bugatti diz que o Bolide pode superar rendimento de um F1

Bugatti Bolide

Os 1600 cv de potência dão vantagem ao modelo de competição francês, mas o peso é favorável ao F1.

A Bugatti já concluiu os testes do Bolide, antes de avançar para a produção. O hipercarro de corridas, cujo concept foi mostrado há quatro anos, foi desde essa altura posto à prova em diversos circuitos – sendo que os futuros proprietários, que em breve receberão o carro, tiveram a oportunidade de ensaiar o Bolide numa pista, para terem o “gostinho” de como conduzir um carro similar a F1, segundo diz a Bugatti.

Feitas as contas o Bolide de produção tem 1600 cv às quatro rodas debitados do motor W16, um débito similar aos dos modelos de estrada da marca francesa. Contudo, com cerca de 1450 kg (graças ao chassis em fibra de carbono fabricado pela Dallara), este é consideravelmente mais leve face aos 1950 kg de um Chiron. Já comparativamente com um F1, que tem cerca de 1000 cv, o Bolide tem de facto uma vantagem a nível de potência, mas o peso é largamente favorável ao F1. Segundo o piloto oficial da Bugatti, Andy Wallace, o Bolide tem uma performance totalmente diferente de outros carros que já conduziu, sendo imensamente capaz mas ainda assim fácil de controlar em situações limite. “A sensação ao sair de uma curva, ao pressionar o pedal do acelerador, e a sensação da onda incessante de potência é incomparável”, diz o piloto. “Sair de um curva a 100 km/h, subir de seguida para os 200 e depois para 300 km/h é uma revelação absoluta. Nesse cenário específico, o Bolide ganha vantagem em relação a F1”, afirma Wallace.

O Bolide final traz menos que os 1850 cv do concept, que teoricamente conseguia atingir uma velocidade máxima acima dos 500 km/h. O hipercarro chega à produção anunciando um pico máximo de 380 km/h – um valor acima dos 373 km/h de um F1 atual -, com a ajuda de uns pneus slick Michelin Pilot Sport de alto rendimento. Mas, como se sabe, o mundo da competição está longe de ser apenas acelerações em reta, mas mesmo nesse capítulo o Bolide foi afinado para ter um comportamento dinâmico em curva aprimorado, sendo um carro capaz de atingir 2,5 g em curva – ainda assim longe dos 5 g de um F1. Para compensar, o Bolide está equipado com um sistema de travagem antibloqueio ABS, um controlo de estabilidade ESP e… ar condicionado – dispositivos que não estão disponíveis num F1.

Limitado a 40 unidades, o preço do Bolide tem um preço a começar nos 3,75 milhões de euros.

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