BMW inicia testes do SUV elétrico iNext

BMW iNext em testes no Círculo Polar Ártico View Gallery 3 photos

Previsto para 2021, o modelo estreará uma plataforma que lhe permitirá avanços na condução autónoma.

A BMW começou a testar o SUV elétrico iNext na Suécia. O modelo que será uma evolução do protótipo revelado no Salão de Los Angeles do ano passado tem lançamento previsto para 2021 e representará uma nova etapa para a marca bávara, apelidada de Project i 2.0. O iNext estreará uma nova plataforma modular mais versátil que permite encaixar modelos com motor convencional, híbridos e elétricos na mesma linha de produção. A nova base permitirá ainda adotar um sistema de condução autónoma mais avançado que os atuais. Esta estrutura servirá de base a todos os modelos do próximo Série 3 para cima, permitindo configuração de tração traseira de série e opção de integral. Os híbridos Plug-in terão um motor elétrico de colocação traseira e motor de posicionamento transversal dianteiro, garantindo uma autonomia elétrica a rondar os 100 km. Já os elétricos serão tração traseira e autonomia até 720 km. No futuro, todos os modelos abaixo do Série 3 serão tração dianteira. Outra mais-valia da nova plataforma do iNext será a adoção de tecnologia de condução autónoma de nível 5, na qual o carro não precisa de intervenção do condutor. No protótipo exibido no salão norte-americano, a BMW  demonstrou o funcionamento da autonomia de nível 3, na qual o condutor não precisa de ter as mãos no volante nem de olhar para a estrada a velocidades até 130 km/h em autoestrada. Os níveis 4 e 5 começarão a ser testados precisamente em 2021 em modelos piloto.

Com um tamanho similar ao X5, o iNext será o topo da gama de SUV elétricos da submarca de modelos “eletrificados” i e um barómetro tecnológico para a marca. O modelo de testes ainda camuflado agora revelado tem mudanças face ao protótipo revelado em novembro. As portas de abertura suicida foram substituídas por portas convencionais e há um pilar B. A grelha aparenta também ter um aspeto mais comum. Contudo, esperam-se mudanças significativas face à estética vigente nos modelos da BMW.

O iNext será produzido em Dingolfing, na Alemanha.

Deixe um comentário

*