Ford estreia Focus ST mais potente de sempre

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Versão desportiva terá opção a gasolina com 280 cv e Diesel de 190 cv.

A Ford revelou a quarta geração do Focus ST. A versão desportiva voltará a ser aposta com motor a gasolina e Diesel, especificamente o 2.3 de quatro cilindros turbo Ecoboost de 280 cv (mais 30 cv que o antecessor) e 420 Nm (mais 20 Nm do que o Honda Civic Type R) e o 2.0 de quatro cilindros turbodiesel Ecoblue de 190 cv (mais 5 cv, no motor Diesel mais potente de sempre a ser lançado num Focus) e 400 Nm às 2000 rpm. As opções da gama não ficam por aqui, pois o novo Focus ST vai poder ser encomendado, a partir do final do verão, com caixa manual de seis velocidades ou automática de sete velocidades (com patilhas no volante), e apesar de apenas terem sido mostradas imagens do formato hatchback de cinco portas haverá uma versão carrinha SW. Os novos motores permitem um aumento de potência de 12% e mais de 17% de binário face à geração anterior. Em termos de aceleração, a versão a gasolina cumprirá a aceleração de 0 a 100 km/h em seis segundos (0,5 seg. mais rápido do que antes).

Feito com base numa nova plataforma C2, o novo Focus ST é o primeiro modelo de tração dianteira da Ford com um diferencial autoblocante eletrónico desenvolvido pela Borg Warner – disponível apenas para a versão a gasolina. Dispõe também de uma configuração única da suspensão e do sistema de travagem. A versão a gasolina surge equipada com uma tecnologia de evita o atraso da resposta do turbo, herdada do Ford GT. A versão automática Diesel dispõe de um sistema de vectorização de binário. A suspensão do modelo base ST é 10 mm mais baixa face ao Focus convencional e a direção 15% mais rápida na resposta, na versão hatchback. Uma das opções do novo Focus ST é o Performance Pack, que inclui uma caixa manual com passagens 7% mais rápidas, launch control e uma suspensão de amortecimento “inteligente” (Continously Controlled Damping). A integrar este pacote há ainda em estreia no Focus ST um modo de condução Track, que permite ter um controlo de estabilidade menos interventivo. O novo Focus ST vem equipado com cruise control adaptativo, sistema de estacionamento autónomo e Wi-Fi hotspot para dez aparelhos. O seletor de modos de condução é uma estreia no modelo desportivo, sendo possível optar entre o Slippery/Wet, Normal e Sport, nas versões normais.

Visualmente, segue as mesmas pisadas do irmão Fiesta ST, adotando a mesma grelha e pintura exterior. Destaque para as jantes exclusivas, grelha renovada com maior capacidade de arrefecimento, asa inferior e a inclusão de mais entradas de ar. Na traseira há um spoiler e dupla ponteira de escape. Os pneus Michelin Sport Pilot 4S são específicos para este modelo. No Performance pack acrescenta pinças de travão em vermelho. Por dentro, destaque para as bacquets Recaro, volante desportivo, pedáis em alumínio, aplicações em alumínio nos contornos das molduras de ventilação, pespontos cinzentos, logótipos ST e som amplificado no motor e no escape nos modos Sport e Track. Está disponível em duas cores exclusivas: Ford Performance Blue e Orange Fury.

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