Lexus UX 250h já está à venda a partir dos 42 500€

Lexus UX 250h

O mais pequeno dos SUV da Lexus já iniciou a comercialização no mercado nacional, com os preços a começarem nos 42 500€ da versão 4×2 de acesso.

A chegada ao mercado nacional do novo UX 250h representa um marco na Lexus e um ponto de viragem para a divisão de luxo da Toyota. Pela primeira vez a marca tem um seta apontada ao coração do segmento SUV, com reais ambições de fazer volume vendas significativos e contribuir decisivamente para um crescimento que tem sido consolidado nos últimos três anos com valores recordes. Além de um desenho inspirado, que não renega a linhagem de família da restante gama Lexus, o UX 250h tem uma gama ampla e muito competitiva. O denominador comum é o sistema Self Charging Hybrid que combina o novo motor 2.0 de combustão (ciclo Atkinson) com motor (ou motores no caso do 4X4, uma atrás outro à frente) elétrico, este último alimentado por uma bateria de NiMH (aproximadamente 1 kWh de capacidade). A potência combinada é de 184 cv, transmitidos as rodas dianteiras, no caso do 4×2, pelo habitual trem epicicloidal cujo funcionamento faz lembrar o de uma caixa CVT (variação contínua). A versão 4X4 (E-Four) recorre a um motor elétrico colocado atrás e controlado pelo VDIM (sistema que combina o controlo de tração e estabilidade) para garantir a chegada de potência ao eixo traseiro.

A preocupação com a economia vai além do sistema híbrido e a redução do peso também foi tida em conta, justificando o recurso a alumínio nas portas, capot, guarda lamas e na estrutura da tampa da mala. A própria plataforma GA-C, a mesma do Toyota C-HR, garante uma elevada rigidez torcional e um centro de gravidade especialmente baixo (594 mm).

A gama do novo Lexus UX 250h articula-se em torno das versões Business (42 500€), Executive (45 500€), Executive+ (46 900€), Premium (50 300€), F Sport (50 600€), F Sport+ (59 700€) e Luxury (60 200€), sendo que a grande aposta vai para os Executive+, Premium e F Sport. As versões 4×4 custam 52 400€ no caso do F Sport, 61 500€ se optar pelo F Sport+ e, finalmente, 62 000€ se quiser o nível Luxury. Um dado curioso é que se já há a certeza de que o FWD será classe 1, a versão 4×4 ainda está em fase de homologação, mas poderá, segundo a Lexus, também ser Classe 1 nas portagens nacionais.

Deixe um comentário

*