Bentley refez Corniche único destruído na guerra

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Mulliner demorou 18 meses a restaurar este “one-off” de 1939.

A Bentley apresentou um exemplar único feito com base num Corniche Mark V, que tinha sido destruído durante a Segunda Guerra Mundial. O exemplar original desta berlina de veia desportiva foi uma encomenda especial de um jovem piloto grego, André Embiricos, que queria um modelo mais radical do que o Corniche. Foi assim que nasceu o protótipo de um modelo com um chassis “lightweight”, aço de calibre mais fino e carroçaria desenhada por Georges Paulin, autor do Corniche original, feita através de um processo manual pelos franceses da Carrosserie Vanvooren. O motor era um 4.5 de seis cilindros em linha com uma afinação específica, que garantia que carro conseguia ultrapassar os 160 km/h no circuito de Brooklands. Em junho de 1939, dois meses após a conclusão do projeto, o modelo foi enviado para França para realizar testes de estrada. Nessa altura, envolveu-se num acidente com um autocarro. No mês seguinte, a Bentley arranjou o carro, que voltou às estradas francesas para novos testes. Como um azar nunca vem só, o condutor do carro teve um acidente, indo contra uma árvore. A história infeliz deste modelo único não fica por aqui. Dado que estava prevista a apresentação deste Corniche no Salão de Earls Court em outubro desse ano, a Bentley arregaçou as mangas para novo, mas mais complexo, processo de reparação da carroçaria em Blighty. O chassis ficou a ser consertado em França pela Carrosserie Vanvooren. Eis que um problema administrativo atrasou o envio do chassis restaurado para o Reino Unido e o porto de Dieppe foi bombardeado pelos nazis, que destruíram o carro.

No início deste século, voluntários da WO Bentley e da Sir Henry Royce Memorial Foundations juntaram-se para reconstruir este “one-off” do Bentley Corniche. Em 2001, o ex-diretor da Bentley, Ken Lea, e uma equipa de entusiastas começou a trabalhar no seu tempo livre no projeto em Derby, partindo dos desenhos técnicos originais, componentes originais do Mark V e recorrendo a novos painéis de carroçaria. Em 2008, a Bentley deu “luz verde” para financiar a reconstrução. O projeto arrancou oficialmente há apenas 18 meses nas oficinas da Bentley pela mão do novo CEO, Adrian Hallmark, que entregou o trabalho de reconstrução do Corniche à divisão de personalização Mulliner.

A Bentley acredita que a base do chassis corresponde ao carro original, contudo, a estrutura superior do chassis, interior e painéis exteriores foram feitos de raiz. Os painéis da carroçaria foram produzidos manualmente com base nos desenhos fornecidos pela família do autor do Corniche original. O interior foi revestido com couro e tecido da época, enquanto o rebordo das janelas em madeira foi formado numa cabine de vapor construída de propósito para o efeito. Só para recriar a grelha saliente do Corniche, composta por ripas geradas digitalmente de modo a melhorar a aerodinâmica, foram precisos três meses. O modelo surge pintado na cor do original, Imperial Maroon.

O Bentley Corniche reconstruído será revelado no Salon Privé, no Reino Unido, em setembro.

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