Protótipo da Nissan antecipa futuro SUV elétrico

Nissan Ariya Concept View Gallery 13 photos

O Ariya ensaia a futura orientação estilística e tecnologia dos próximos modelos de produção.

O grande destaque da Nissan para a edição deste ano do Salão de Tóquio, que abriu hoje as suas portas à imprensa internacional, é o Ariya Concept. O protótipo de um SUV elétrico pretende mostrar como serão os próximos modelos de produção da marca japonesa a breve prazo, tanto por dentro como por fora. Este estudo é feito com base numa plataforma específica para modelos elétricos. Tem 4,60 metros de comprimento, 1,92 m de largura (sem incluir os retrovisores) e 1,63 m de altura. Conta os préstimos de dois motores elétricos, um por cada eixo, o que lhe permite ter tração integral. Para já, a Nissan ainda não revelou os dados referentes à bateria.

Por dentro, este modelo tem espaço para transportar cinco ocupantes. Com um piso plano, com as baterias alojadas por baixo, possui bancos especialmente finos, que ocupam menos espaço do que é habitual. No tablier, de aspeto minimalista e com aspeto de lounge, destacam-se os dois ecrãs centrais de 12,3 polegadas, um para a instrumentação e outro para o sistema de infotainment. Os revestimentos e decorações são em pele sintética, madeira e alumínio. O protótipo conta com o sistema de condução autónoma Propilot 2.0, que já permite, mediante algumas condicionantes, ao veículo circular em autoestrada sem intervenção do condutor e possibilita manobrar o carro a partir do exterior para estacionar em lugares estreitos, em situações em que não espaço para abrir as portas. A partir de uma aplicação, é possível programar a temperatura do carro, ajustar os bancos e enviar uma rota para a navegação. Este sistema já está apto a receber atualizações “over the air”.

O Ariya Concept surge pintado na cor Susci Blue e possui jantes em tons de cobre de 21 polegadas feitas em alumínio. Esteticamente, este concept é uma evolução do IMx de 2017, contando com cavas das rodas alargadas, faróis em LED de formato afilado, uma renovada grelha V-Motion com o símbolo da Nissan iluminado. Atrás, realce para os farolins formados por uma barra que se prolonga para a lateral do carro.

Deixe um comentário

*