Mercedes-Benz C220d Station

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A meio do atual ciclo de vida, a carrinha de Estugarda mudou metade dos seus componentes. Refinada, tecnológica e com muito espaço a bordo, a versão C220d surpreende sobretudo devido aos consumos contidos do novo motor 2.0.

O que é?

Na hora de renovar a gama Classe C, a Mercedes-Benz não foi nada meiga, tendo acrescentando mais de 6500 componentes novos – o que, trocando a coisa por miúdos, equivale a quase metade do carro novo. Em virtude da utilização de 48% dos componentes em alumínio, foi possível poupar até 100 kg face à geração anterior. Mas não pense que na nova Station, a marca de Estugarda perdeu a essência clássica, pois, tal como vem sendo seu apanágio, trazer incorporar neste modelo tecnologia de segmentos superiores. Mantendo-se com mais classe e confortável face à eterna rival Série 3 Touring, esta C Station é uma das melhores carrinhas premium da atualidade. Visualmente pouco mudou, destacando-se o para-choques dianteiro redesenhado, nova assinatura luminosa e uma grelha redefinida – numa estética imponente. Por dentro, é possível encontrar um ecrã maior de estilo panorâmico no sistema de infotainment, painel de instrumentos parcialmente digital e um volante com touch pads – particularmente úteis, após alguma habituação, para não tirar os olhos da estrada.

A maioria dos novos componentes se aplicam ao interior, às motorizações e nova arquitetura elétrica herdada do Classe S. Esta solução possibilitou que a carrinha C conseguisse incorporar ajudas à condução e tecnologia de segurança modelo topo de gama da marca – que abrem essencialmente o caminho à condução autónoma, com um cruise control ativo que “lê” a estrada através da navegação. Esta versão C220d é servida pelo novo motor 2.0 de quatro cilindros turbodiesel (OM654) com 194 cv – já disponível no Classe E -, que veio substituir o antigo 2.1. Este novo bloco surge em exclusivo associado a uma caixa automática de nove velocidades 9G-Tronic.

Para que serve?

Este novo motor tem a particularidade de destacar em vários aspetos numa utilização normal: uma entrega suave de potência, a que se junta um bom índice de refinamento e bons consumos. Apesar disso, raramente sentimos que falta potência a este motor. É certo que não é dos motores Diesel mais silenciosos da atualidade, especialmente em acelerações mais contundentes, mas consegue ser mais refinado face ao antigo OM651 (que tinha menos 24 cv) e pareceu-nos até mais sossegado comparativamente com o Classe E. A faixa de utilização do motor não é muito vasta, o que não impede que este 2.0 seja um motor com agilidade suficiente, em particular acima das 1800 rpm. A C220d Station pauta-se por um bom compromisso entre comportamento e conforto, não ficando a perder muito face à Série 3. Apesar de tudo, a balança tende a pender um pouco mais para o lado do conforto, ao passo que o rival mais para o da diversão. Mas quem está inclinado para a Mercedes já sabe ao que vai. Enquanto a maioria dos modelos de tração traseira tendem a encorajar alguns devaneios dinâmicos, esta carrinha assume uma postura que inspira confiança, muito equilibrada mesmo quando é levada até certos limites. A suspensão dianteira tem quatro braços e a traseira cinco braços. Esta sofisticada tecnologia do chassis e a equilibrada distribuição de pesos contribuem decisivamente para a sua eficácia e movimentos controlados. Numa utilização mais dinâmica, a caixa automática de nove velocidades com conversor de binário, patilhas no volante e que permite modo “vela” pareceu-nos que funciona melhor em motores mais pequenos da marca alemã, exibindo passagens menos suaves face a caixas de sete e oito relações da concorrência. No final, conseguimos uma média de consumos de 5,7 l/100 km, com 5,2 l/100 km em autoestrada e a rondar os 8 l/100 em cidade. O depósito de 66 litros garante uma autonomia teórica superior a 1000 km.

A Mercedes-Benz tem conseguido ganhar pontos em particular sobretudo pela forma como desenha os seus interiores. Há luxo a rodos a bordo, com materiais que bem poderiam ser transpostos de um Classe S. Os ocupantes têm tudo para se sentirem bem dentro desta C Station, pois além do conforto, beneficiam de uma boa insonorização, excelente visibilidade e de muita tecnologia à disposição. A juntar a isso, não falta espaço nas duas filas de bancos – atrás consegue transportar apenas duas pessoas em conforto em altura e comprimento -, nem na mala cuja capacidade começa nos 460 litros, a que se junta a capacidade para rebater os bancos na proporção 40:20:40.

Porque devo comprar?

A “pequena” carrinha Mercedes-Benz corresponde ao que dela era esperado: tem classe, tem um comportamento bastante sensato e tem um interior excecionalmente bem conseguido, acolhedor e moderno, com um nível tecnológico nunca antes visto num Classe C. Contudo, não é uma das carrinhas mais entusiasmantes da atualidade, apesar de ser, provavelmente, a mais completa. A Série 3 Touring tem uma atitude mais desportiva e envolvente, ao passo que a Audi A4 Avant garante consumos ligeiramente mais baixos. Não obstante este motor digno de um modelo premium garante consumos particularmente bons em autoestrada.

Que opções tenho?

Em Portugal, a oferta Diesel da Classe C Station começa com uma versão 180d com 122 cv, com um preço de 44.050 euros. A versão intermédia é a 200d de 160 cv disponível desde 45.656 euros. Ambas têm motor 1.6 e versões de caixa manual. A versão que ensaiámos, a C220d, com motor 2.0 de 194 cv, tem um valor de acesso de 50.350 euros. No topo da gama está a 330d, uma variação de 245 cv do mesmo motor, que é proposta a partir de 54.900 euros. A unidade ensaiada da C220d Station surge munida de 16.789 euros de opcionais, o que faz com que custe no total 70.776 euros. Entre as principais opções, destaque para o pack premium (7250 euros), linha de design AMG (4950 euros), pack de assistência à condução Plus (2600 euros), teto de abrir panorâmico em vidro (1800 euros), estofos em pele (1500 euros) e pintura em cinzento Selenite metalizada (1000 euros).

Entre a concorrência direta, a Audi A4 Avant 40 TDI quattro S tronic de 190 cv começa nos 49.130 euros e a BMW 320d xDrive Touring Steptronic de 190 cv parte dos 55 mil euros.

Há desconto?

Não há campanhas em vigor.

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