Audi RS Q8 é quase tão rápido como o R8 em Nürburgring

Audi RS Q8 View Gallery 9 photos

Ainda antes da estreia oficial, o modelo de 600 cv já é o SUV mais rápido na pista alemã.

A Audi vai estrear o RS Q8 nas próximas semanas, provavelmente no Salão de Los Angeles (sendo que a sua chegada ao mercado está prevista para o arranque do novo ano), mas em jeito de teaser, com um protótipo ainda camuflado, diz ter batido o recorde da volta mais rápida em Nürburgring, na Alemanha, com o tempo de 7 minutos 42,253 segundos – tendo o piloto de testes Frank Stippler ao volante. Isto significa que o novo RS Q8 é o SUV de produção a dar a volta mais rápida ao “Inferno Verde”, batendo o valor alcançado há cerca de um ano pelo Mercedes-AMG GLC63 S, com 7:49,369 seg. Em jeito de curiosidade, o Audi R8 deu uma volta ao “Ring” em 7min37seg. Para já, sabe-se que o “super SUV” contará debaixo do capot com um motor V8 4.0 biturbo (o mesmo da RS 6 Avant, por exemplo) com “pelo menos 600 cv”, associado a uma caixa automática de oito velocidades e um sistema de tração integral quattro. O novo topo de gama do Q8 trabalhado pela Audi Sport anuncia uma capacidade de chegar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e uma velocidade máxima de 306 km/h.

Segundo a Autocar, o SUV mais desportivo de sempre da Audi conta com a mesma suspensão pneumática de barras anti-aproximação ativas do “mild hybrid” Diesel com sistema de 48V SQ8. O RS Q8 terá disponíveis jantes até 23 polegadas com pneus Pirelli P Zero de medida 295/35 ZR23, diferencial traseiro, sistema de conversor de binário e quatro rodas direcionais. Face ao SQ8, a suspensão terá uma afinação mais rígida de forma a facilitar a agilidade em curva. No recorde foram utilizados travões carbocerâmicos, que estarão disponíveis em opção no novo SUV, e cintos de segurança de seis apoios.

Visualmente, para já, é percetível que o RS Q8 pouco muda face às restantes versões do Q8, sendo as ponteiras de escape de formato oval a diferença mais evidente. Há ainda algumas aplicações em carbono, uma grelha modificada e um difusor traseiro. Por dentro, há menus específicos RS.

Deixe um comentário

*