Audi revela RS Q8 híbrido com 600 cv

Audi RS Q8 View Gallery 15 photos

Inspirado no Sport Quattro S1, o modelo de motor V8 4.0 vem concorrer com o BMW X6 M e com o Mercedes-AMG GLE 63 Coupé.

A Audi revelou hoje no Salão de Los Angeles, nos EUA, a versão mais desportiva do SUV de topo. Desenvolvido pela Audi Sport, o RS Q8 chega no primeiro trimestre de 2020, com recurso a um sistema “mild hybrid” composto por um motor V8 4.0 biturbo com 600 cv e 800 Nm entre as 2200 rpm e as 4500 rpm, que funciona associado a um sistema elétrico de 48V (que lhe permite recuperar até 12 kW de energia durante as desacelerações e travagens que fica armazenada numa pequena bateria de iões de lítio – na prática, o mesmo sistema utilizado na RS 6 Avant. Este sistema possibilita que o condutor tire o pé do acelerador entre as 55 e as 160 km/h, sendo o carro a decidir se desliga o motor e circula “à bolina” ou recupera energia através da travagem. Para ajudar à eficiência, o motor vem equipado com um sistema de desativação de cilindros. O novo RS Q8 surge equipado com uma caixa automática de oito velocidades Tiptronic e um sistema de tração integral quattro (que permite distribuir até 70% da potência para a frente e até 85% para trás). Em opção, existe um diferencial quattro sport que permite a vectorização de binário no eixo traseiro. O novo SUV anuncia 0-100 km/h em 3,8 segundos, estando limitado eletronicamente a 250 km/h (extensível a 305 km/h com o Dynamic package).

O RS Q8 vem equipado de série com uma suspensão adaptativa, que varia a altura ao solo em 90 mm. Há ainda um sistema de ativo eletromecânico de estabilização do rolamento que minimiza o rolamento da carroçaria em curvas mais rápidas. Ao todo dispõe de oito modos de condução: Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency, Allroad, Offroad e os configuráveis R1 e R2. Os discos de travão são de 420 mm à frente e 370 mm atrás, existindo opção de travões carbocerâmicos com 440 mm à frente. Por fora, esta versão do SUV destaca-se pelas jantes de 22 polegadas de dez raios em alumínio vindas de série (com opção de 23”), entradas de ar dianteiras maiores, apontamentos em preto na carroçaria e ponteiras de escape ovais. Aos faróis LED de origem junta-se a opção de faróis RS Matrix LED escurecidos. Os responsáveis da Audi dizem que se inspiraram no modelo de competição Sport Quattro S1 para fazer o maior dos seus SUV desportivos.

Por dentro, o SUV de Ingolstadt, que vem concorrer com o BMW X6 M e com o Mercedes-AMG GLE 63 Coupé, conta com forro do tejadilho em tecido prateado ou alcantara preta ou prateada. A instrumentação digital Virtual Cockpit e MMI ganham menus específicos RS. O HUD é opcional. Destaque ainda para os bancos desportivos em couro Nappa e alcantara.

Deixe um comentário

*