Jaguar Land Rover compra Bowler para fazer 4×4 radicais

Land Rover Defender Challenge by Bowler

Conhecida pela preparação de modelos da Land Rover e em carros radicais de competição, a Bowler foi absorvida pela divisão de operações especiais SVO.

A Jaguar Land Rover (JLR) anunciou a aquisição da Bowler, empresa conhecida pela preparação de modelos da Land Rover e pelo desenvolvimento de carros de todo o terreno de competição e para provas de rally-raid. A Bowler será doravante integrada na divisão de operações especiais da Jaguar Land Rover, SVO. Para já, desconhecem-se os valores envolvidos neste negócio.

Esta compra da Bowler permitirá à SVO beneficiar do “know-how” da empresa britânica no capítulo da dinâmica de veículos de todo o terreno, técnicas de produção para modelos de edição limitada e desenvolvimento de componentes de elevada durabilidade em situações de utilização extrema. O SVO tem neste momento os seus produtos compartimentados em três áreas distintas: os modelos SV (sejam eles de cariz mais desportivo, como os SVR, ou mais orientados para o luxo), personalização de viaturas (produzindo exemplares únicos) e clássicos. Como tal, esta anexação da Bowler poderá “encaixar que nem uma luva” permitindo abrir o ramo de atividade da SVO a outro tipo de projetos, nomeadamente versões “off-road” mais desportivas recorrendo à designação Bowler. Não é de agora que a JLR pretende especializar-se neste nicho de mercado, pois até há bem pouco tempo teve em carteira a possibilidade de produzir o Discovery SVX, projeto, entretanto, cancelado. Michael van der Sande, o patrão da SVO, disse à Autocar que em primeiro lugar será preciso estabilizar financeiramente o novo parceiro – empresa com perto de 35 anos que manterá a sua sede em Belper (no Reino Unido), onde emprega atualmente 26 pessoas – entre os próximos seis meses a um ano, dando-lhe a organização e o investimento de que precisa para que se posse reerguer e posteriormente abraçar novos desafios.

Recorde-se que em 2012 ambas as partes tinham colaborado na criação de um Defender Challenge by Bowler (na imagem), desenvolvido especificamente um campeonato disputado em solo britânico entre 2014 e 2016.

Deixe um comentário

*