Lotus no qual Stirling Moss terminou a carreira vai a leilão

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Lotus 19 foi ainda conduzido por outros pilotos famosos como Graham Hill ou Jim Clark.

Desde que foi fundada em 1948 por Colin Chapman, a Lotus sempre se caraterizou por produzir automóveis que tivessem como princípio a leveza aliada à simplicidade. Uns anos mais tarde, de forma de provar que esta filosofia poderia vir a ser vencedora, a marca britânica decidiu colocar os seus modelos a competir no campeonato do mundo de Fórmula 1. Curiosamente, dois anos após a sua estreia, o construtor britânico vencia a sua primeira corrida com um Lotus 18 no Grande Prémio do Mónaco de 1960.

Surge agora em leilão um modelo desenvolvido por Stirling Moss para dar continuidade a essa linhagem vencedora: o Lotus 19. Possuindo uma carroçaria inteiramente construída em fibra de vidro e um motor de quatro cilindros com 2,5 litros, o veículo respeitava na íntegra os fundamentos da marca. Foram construídos apenas 17 exemplares e o modelo de competição foi batizado com o nome Monte Carlo, uma homenagem à primeira vitória na Fórmula 1. Esta unidade em específico, que carrega o número de chassis #953, foi o último automóvel conduzido por Stirling Moss antes de terminar a sua carreira. Para além disso, foi ainda utilizado por diversas provas por pilotos de renome como Graham Hill ou Jim Clark. Em 1964 foi “vítima” de um acidente em Silverstone e foi colocado posteriormente numa garagem à espera de ser restaurado. Por culpa de um incêndio, o procedimento nunca se realizou e o modelo ficou mais de 30 anos até ser comprado e restaurado à sua glória original.

Este Lotus 19 vai a leilão realizado pela Silverstone Auctions entre os dias 21 e 23 de fevereiro em Silverstone, no Reino Unido. O valor de licitação está disponível apenas mediante de consulta.

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