Hyundai Kauai HEV

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O Hyundai Kauai é um SUV do segmento B com um visual moderno e distinto que, sendo das propostas mais espaçosas e práticas da sua classe tem atraído sobretudo clientela mais jovem. Agora, chegou a versão híbrida, a posicionar-se estrategicamente na gama entre as opções térmicas e o elétrico, com o objetivo de conquistar o habitual público do Diesel, devido à sua frugalidade e baixos custos de utilização.

O que é?

O Hyundai Kauai foi lançado em 2017, mas só agora viu a gama ser enriquecida com uma versão “mild hybrid”. A nova cor exterior Blue Lagoon contribui para que não passe propriamente despercebido. As diferenças para as versões térmicas (Diesel e gasolina) deste Kauai HEV são mínimas. Há apenas logótipos específicos e jantes com um desenho especial (entre 16 e 18 polegadas). Em termos de preços, esta versão híbrida posiciona-se na gama entre as versões a gasolina e as novas 100% elétricas, procurando conquistar de certa forma o habitual cliente das versões Diesel, devido aos reduzidos consumos e baixos custos de utilização. Assumindo-se como um concorrente, entre outros do Toyota C-HR, este Kauai HEV reúne os préstimos de um motor 1.6 de quatro cilindros naturalmente aspirado a gasolina de 105 cv a funcionar com um motor elétrico de 32 kW (43,5 cv) que por sua vez é alimentado por uma bateria com 1,56 kWh de capacidade, para um total de 141 cv e 265 Nm. Este sistema opera com uma caixa de dupla embraiagem DCT de seis velocidades.

 

Para que serve?

Por fora, o Kauai é uma das propostas mais arrojadas do segmento, o que faz com que não seja consensual. Acedendo ao interior do Kauai encontramos um modelo alinhado com o que de mais moderno e mais agradável à vista se faz entre os fabricantes generalistas. Apesar de ainda proliferarem muitos botões físicos, existe uma boa atenção aos detalhes, destacando-se, por exemplo, os apontamentos em branco em redor das saídas de ventilação e do punho da caixa de velocidades, que contrastam com um ambiente onde predomina o preto brilhante. Os bancos revestidos em tecido são muito confortáveis, pecando apenas por não possuírem ajuste em altura no caso do condutor. O sistema de infotainment é de primeira água, com um ecrã tátil (colocado um pouco longe do alcance da mão, no topo do tablier). Este é de fácil utilização e de resposta rápida. A navegação é muito eficaz, atualizada e com bom grafismo. Além do mais, o sistema é compatível com Android Auto e Apple Carplay. A instrumentação tem menus específicos para esta versão híbrida. Este SUV surge também bem equipado de fábrica, incluindo um sistema de permanência na faixa de rodagem ou de monitorização da atenção do condutor. Atrás, há espaço para três adultos e mala tem um bom acesso e um piso alto, com uma capacidade alinhada com a média do segmento.

O motor a gasolina é um típico atmosférico, com um funcionamento suave, embora com algumas vibrações ao ralenti. O conjunto revela-se brilhantemente fluído, especialmente a velocidades mais baixas. Mesmo quando optamos por uma condução mais “empenhada”, este Kauai HEV dá boa conta de si. Embora, seja um modelo que esteja bem mais à vontade a rolar pacatamente, onde os consumos conseguem ser uma verdadeira surpresa. A Hyundai anuncia uma média de 5 l/100 km, mas nós alcançámos a proeza de fazer uma média ainda abaixo desse valor, de 4,7! Em ambiente urbano, sobretudo em situações de tráfego intenso, o Kauai HEV provou ser um excelente aliado, uma vez que consegue circular predominantemente em modo elétrico a velocidades abaixo dos 50 km/h. Isto contribui para uma redução substancial dos consumos, da poluição e sempre acompanhados de um conforto acústico incrível, dada a ausência de ruído debaixo do capot. Já em autoestrada os consumos subiram para uma média de 6,2 l/100 km. A fluidez da caixa DCT com patilhas no volante revelou ser outra magnífica mais-valia na experiência, acompanhada de uma direção leve, mas precisa, o que contribui de sobremaneira para aumentar o prazer de condução, inclusive em modo Sport. Quem queira mais emoção ou enfrentar com maior grau de confiança uma subida pronunciada tem mesmo de acionar o modo Sport. A suspensão é suficientemente firme, sem ser desconfortável. O sistema híbrido tem um funcionamento muito suave, sendo impercetíveis as transições do modo elétrico para o motor térmico. Pena não ser possível controlar o nível de regeneração. O modo elétrico tem a vantagem de poder funcionar a velocidades acima dos 100 km/h, em “coasting”, travagem ou com acelerações controladas.

 

Porque devo comprar?

O Kauai é, na nossa opinião, um dos SUV do segmento B mais bem conseguidos da atualidade. Nesta versão híbrida junta à equação uma média de consumos muito boa (2 l/100 km a menos face ao 1.0 gasolina, o que faz com que esteja no mesmo patamar do 1.6 Diesel). Apesar de as sensações ao volante não serem tão intensas como no modelo a gasolina (100 kg mais leve), este Kauai HEV permite uma autonomia superior. Na unidade ensaiada conseguimos rolar perto de 500 km com um depósito. Os custos de utilização são proporcionais ao posicionamento de preço na gama, ou seja, ficam precisamente entre o 1.0 a gasolina e o elétrico. A principal vantagem do sistema híbrido da Hyundai em relação a sistema concorrentes como o da Toyota é a caixa de velocidades.

A unidade ensaiada, Premium+Navi+Vermelho+Vision, surge equipada de série com chave inteligente, jantes de 18 polegadas, vidros traseiros escurecidos, pintura da carroçaria em dois tons, ar condicionado automático, ecrã tátil de 7 polegadas, sensores de estacionamento traseiros, câmara de auxílio ao estacionamento traseiro e volante em couro. Acrescenta a pintura metalizada, interior em couro e tecido, pack Navi (1400 euros) e pack Vision (1250 euros).

 

Que opções tenho?

A gama Kauai tem como versão de acesso, o gasolina 1.0 T-GDI, de três cilindros turbo, com 120 cv, disponível a partir dos 20.606 euros. Pelo meio está o 1.6 CRDI de quatro cilindros turbodiesel de 115 cv, que arranca nos 25.919 euros, e a versão de 136 cv, que é proposta pelos 27.916 euros. O híbrido HEV de 141 cv ensaiado por nós posiciona-se precisamente no coração da oferta do SUV coreano, com um preço a iniciar-se nos 29.165 euros. Esta é uma alternativa ao Kauai elétrico que tem versões de 100 e 150 cv, cujos valores arrancam nos 38.505 euros.

Entre os concorrentes, o Toyota C-HR de 122 cv tem preços a partir dos 28.065 euros. Já o Kia Niro HEV de 141 cv tem um valor de acesso de 25.320 euros.

 

Há desconto?

Até 31 de março, todas as variantes da gama Kauai estão sujeitas a uma campanha com uma renda mensal de 149 euros/mês. Este valor é mediante uma renda inicial de 7.684 euros, por um prazo de 48 meses.

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