Gemera é o primeiro Koenigsegg com 4 lugares

Koenigsegg Gemera View Gallery 28 photos

O modelo utiliza uma motorização híbrida com 1726 cv e pretende revolucionar o panorama dos hipercarros.

A Koenigsegg é conhecida por desenvolver veículos que representam o auge da engenharia automóvel. Na verdade, um dos princípios que guia este construtor é a inovação – caraterística que está bem presente no modelo que a marca sueca acaba de apresentar, o Gemera. Com capacidade para quatro ocupantes, o novo modelo promete conciliar a performance com a versatilidade revolucionando o segmento dos hipercarros.

Ainda assim, essa versatilidade não é a sua única caraterística inovadora – a própria motorização também assume um papel de destaque. O Gemera é movido por motor 2.0 biturbo de 3 cilindros com a designação “Tiny Friendly Giant” que, apesar do tamanho reduzido, debita 608 cv de potência e 600 Nm de binário graças ao uso da inovadora tecnologia “free-valve”, que substitui a árvore de cames por atuadores que controlam as válvulas. Este motor a combustão surge ainda acoplado a um trio de motores elétricos: um junto à cambota e outros dois colocados em cada roda traseira, que recorrem a uma bateria de 800V e permitem ao veículo deslocar-se em modo completamente elétrico até aos 300 km/h ao longo de 50 km. Esta combinação resulta em 1726 cv de potência e 3500 Nm de binário, fatores que possibilitam ao Koenigsegg cumprir a aceleração dos 0-100 km/h em 1,9 segundos e o tempo dos 0-400 km/h em menos de 20 segundos.

No que se refere ao interior, o Gemera possui quatro verdadeiros lugares com espaço suficiente para todos os ocupantes. Dada a ausência do pilar B, a entrada e saída dos passageiros é realizada sem a necessidade de mover os bancos e sem que exista qualquer obstrução. Isto é conseguido graças às portas de enormes dimensões, que abrem verticalmente, criadas especificamente pela Koenigsegg. Quanto ao exterior, a marca sueca desenvolveu um design moderno baseado nos seus primeiros projetos, que conserva as diversas caraterísticas de um hipercarro. O conceito deste Koenigsegg Gemera é tão arrojado que o fundador da marca, Christian von Koenigsegg, se atreve a proclamar que “acabou de ser criada uma nova categoria para os automóveis, a categoria Mega-GT”. O construtor nórdico já confirmou que vão ser produzidas 300 unidades, mas ainda não foi revelado o preço nem a data de lançamento do Gemera.

Deixe um comentário

*