Mercedes-Benz aposta em CLA e GLA plug-in com 215 cv

Novos Mercedes-Benz GLA e CLA 250e View Gallery 4 photos

Marca alemã diz que novos modelos conseguem andar 90% do tempo em modo elétrico.

No meio de várias novidades por ocasião do Salão de Genebra (entretanto cancelado), a Mercedes-Benz apresentou discretamente mais modelos compactos equipados com o mesmo sistema híbrido plug-in do A250e (cujos preços começam nos 40.800 euros em Portugal na versão hatchback e nos 42.150 na versão Limousine) e do B250e (ainda não disponível por cá). Assim, a partir da primavera estarão disponíveis em Portugal os novos CLA, CLA Shooting Brake e GLA equipados com o mesmo conjunto formado por um 1.3 de quatro cilindros turbo a gasolina de 158 cv e um motor elétrico de 101 cv para um débito total de 215 cv 450 Nm, exclusivamente associado a uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades. O sistema híbrido é alimentado por uma bateria de 15,6 kWh de capacidade que permite anunciar entre 60 e 69 km de autonomia no CLA 250e, entre 58 e 68 km na CLA Shooting Brake e entre 53 e 61 km no GLA (valores WLTP).

Segundo a marca de Estugarda, estas versões PHEV dos modelos compactos obrigaram a uma reformulação do sistema de escape e foi necessário mudar a posição do depósito de modo a conseguir encaixar a bateria no eixo traseiro – obrigando a uma redução “mínima”, segundo a Mercedes-Benz no espaço de carga. Este novo trio “eletrificado” recebe um sistema de rotas da marca alemã que avalia os dados de navegação e os limites de velocidade que alteram o modo de acionamento elétrico para aproveitar ao máximo a tecnologia híbrida, por defeito. Contudo, o condutor pode dar prioridade à utilização da energia elétrica, a não ser que acelere a fundo. A Mercedes-Benz estima que estes modelos circularão 90% do tempo em modo elétrico.

Deixe um comentário

*