Hyundai testa i20 N na neve ao estilo WRC

Hyundai i20 N ainda camuflado View Gallery 5 photos

“Pocket rocket” estreará no fim do ano com motor 1.6 de quatro cilindros turbo de 204 cv.

A Hyundai publicou imagens “teaser” que confirmam oficialmente um novo modelo desportivo: o i20 N. Nestas imagens é possível ver um protótipo ainda camuflado a ser testado nas estradas geladas de Arjeplog, na Suécia, juntamente com o i20 de ralis e com o RM19, um futuro desportivo de motor central. Aos comandos deste trio no vídeo promocional esteve o piloto que defende as cores da Hyundai no WRC, Thierry Neuville, que ajudou no processo de desenvolvimento.

Visualmente ainda não é possível descortinar muitos detalhes do novo modelo desportivo do segmento – apenas alguns apontamentos da divisão N, nomeadamente as jantes de 18 polegadas (semelhantes às do i30 N), pinças de travão em vermelho, dupla ponteira de escape e suspensão rebaixada – não se esperando grandes diferenças na fórmula utilizada no i30 N. A dúvida principal prende-se, no entanto, com o motor debaixo do capot – o som do escape já se faz ouvir nos vídeos. A Car Magazine avança que se trata do 1.6 T-GDi de quatro cilindros turbo a gasolina a debitar 204 cv – o mesmo que anima o Kia Ceed GT -, sendo possível que venha a integrar um módulo “mild hybrid” de 48V. O tamanho e peso em excesso do motor 2.0 do i30 N impedem-no de poder ser utilizado no modelo mais pequeno. Feito com base na mais recente geração do i20, o novo N deverá contar com várias alterações ao nível do chassis, oferecendo em opção de um diferencial autoblocante eletrónico.

O Hyundai i20 N será revelado ainda este ano e terá como concorrentes mais próximos o tricilíndrico Ford Fiesta ST e o futuro (presumivelmente elétrico) Peugeot 208 GTi.

 

Deixe um comentário

*