Jaguar Land Rover terá desportivos SVR “eletrificados”

Jaguar Land Rover

Nova plataforma permitirá fazer modelos elétricos e híbridos plug-in.

A sigla de modelos SVR (Special Vehicle Racing) da Jaguar Land Rover remete-nos para a ousadia de criações tão diferentes como o Range Rover Sport SVR com 525 cv, o Jaguar F-Pace SVR com 550 cv e o Jaguar F-Type SVR com 575 cv, ambos animados por um motor V8 5.0 com compressor. Contudo, os modelos especiais da Jaguar Land Rover terão uma nova vida daqui para a frente, com o auxílio da “eletrificação”.

Ouvido pelo o Auto Express, Michael van der Sande, o responsável da divisão de operações especiais da Jaguar, a SVO, adiantou que estão neste momento em processo de desenvolvimento modelos 100% elétricos e híbridos plug-in com selo SVR. A hipótese mais forte é junção do novo motor de seis cilindros em linha da família Ingenium a um motor elétrico. Esta onda de “eletrificação” será possível graças à introdução da nova plataforma modular MLA. Esta nova base será utilizada, entre outros, no novo Jaguar XJ (a lançar ainda este ano) e também no próximo Land Rover Range Rover.

A escolha mais óbvia para um Jaguar elétrico com selo SVR seria o I-Pace. Contudo, Van der Sande descartou essa possibilidade – aliás, o troféu monomarca I-Pace eTrophy que será cancelado no final deste ano. Apesar disso, o homem-forte da SVO diz que a experiência ajudou no desenvolvimento de futuros modelos “zero emissões” mais orientados para a performance.

Esta notícia coincide com o anúncio de 9500 unidades comercializadas de modelos SVO (focados tanto no luxo como na performance) em 2019 – o que equivale a um crescimento de 64%. O Range Rover Sport SVR continua a ser o mais vendido, apesar de estar há cinco anos no mercado.

Deixe um comentário

*