Ford Focus ganha motor 1.0 híbrido a gasolina

Ford Focus View Gallery 6 photos

Versão “mild hybrid” com tecnologia de 48V do motor tricilíndrico tem versões de 125 e 155 cv.

A Ford anunciou a aposta em versões híbridas na gama Focus. Dependendo do mercado, estará disponível no formato hatchback, berlina, carrinha e Active, e em todos os níveis de equipamento Titanium, Active, ST-Line e Vignale. A sua génese está um motor 1.0 Ecoboost de três cilindros turbo a gasolina, apoiado por um gerador/motor de arranque (em vez do alternador convencional) que ajuda a recuperar energia durante a travagem ou em “coasting”. Este sistema “mild hybrid” do motor “mil” disponibiliza até mais 50% de binário a baixos regimes e em determinadas situações de carga máxima no acelerador, providencia mais 24 Nm de binário adicional. Este sistema integra ainda uma bateria de iões de lítio de 48V posicionada debaixo do banco do passageiro da frente.

Este novo motor estará disponível em versões de 125 e 155 cv, sempre em associação com uma caixa manual de seis velocidades. A mais potente delas é 10 cv mais potente face ao 2.0 atmosférico a gasolina lançado há dez anos, proporcionando, em contraponto, uma eficiência energética 45% superior (NEDC). Este Focus MHEV anuncia um consumo combinado de 5,1 l/100 km e emissões de CO2 de 115 g/km (valores WLTP). Tal como sucede nas gamas Fiesta e Puma, existirá ainda um Focus MHEV com 125 cv. O 1.0 “mild hybrid” possui um sistema de desativação de cilindros, tem um turbo maior e uma taxa de compressão inferior face ao motor sem o módulo híbrido.

Aproveitando esta mudança na gama, a Ford introduziu ainda um novo painel de instrumentos totalmente digital com 12,3 polegadas (igual ao do novo Kuga), que promete melhor definição e que integra uma nova tecnologia Hazard Warning (emitindo avisos ao condutor sempre que detete situações de perigo fora do seu ângulo de visão), graças a um modem de 4G.

Deixe uma resposta

*