Polacos querem fazer carros elétricos baratos em 2023

Izera View Gallery 18 photos

Nova marca Izera estreia-se com hatch e SUV com até 400 km de autonomia.

Nem todas as marcas de carros elétricos são chinesas ou emergem de Silicon Valley. E exemplo disso é a Izera, pertencente ao grupo Electromobility Poland, que acredita que o mercado dos modelos elétricos terá um papel acrescido no futuro e que prevalecerá em relação às restantes formas de mobilidade urbana. O primeiro fabricante de carros elétricos polaco apresentou dois protótipos do segmento C: um SUV e um hatchback de cinco portas. A Izera diz que a dupla de modelos é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de oito segundos. Apesar de não revelar a capacidade das baterias, vai dizendo que haverá duas opções à escolha e que a autonomia máxima será até 400 km (WLTP).

O foco da Izera é outro, pois passa por oferecer carros espaçosos, confortáveis para a família e, acima de tudo, com um preço competitivo. O design moderno do T100 e do Z100 é assinado pela Torino Design, liderada por Roberto Piatti que passou pela casa Bertone. Por dentro, o aspeto vanguardista é acompanhado de um aparato tecnológico assinalável. O Izera contará com um painel de instrumentos digital e um sistema de infotainment com um ecrã amplo, volante aquecido e de fundo plano, punho da caixa tipo joystick, modo de recuperação de energia e até uma mesa tipo avião nos lugares posteriores (no caso do SUV). Na segurança, destaque para o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de colisão.

Esta dupla será feita com base numa nova plataforma tipo skate desenvolvida pelos alemães da EDAG Engineering, albergando o pack de baterias de iões de lítio na zona central junto ao solo, solução que permite mais espaço na bagageira. Está previsto que estes dois Izera estejam à venda em 2023.

Deixe um comentário

*